Calendário | CBDS 08/06/2020

Projeto de desenvolvimento de software: entenda as suas etapas

Projeto de desenvolvimento de software: entenda as suas etapas | CBDS
O projeto de desenvolvimento de software não é algo simples e corriqueiro, é preciso planejamento para que tudo saia de acordo com o esperado, não haja atrasos nas entregas e para que o resultado de todo o esforço seja satisfatório. Contudo, o que ainda vemos no mercado são profissionais frustrados e gestores decepcionados após um longo período de trabalho, sendo que muitos desses projetos de desenvolvimento de software acabam não se concretizando. Por que isso acontece? Bom, na maioria das vezes, a falta de conhecimento acerca de todas as etapas de um projeto como esse e de uma definição clara de suas etapas pode ser a principal causa desse fracasso. Acompanhe este post até o fim e entenda mais!

O que é o projeto de desenvolvimento de software?

Um projeto de desenvolvimento de software é um esforço temporário, que ocorre durante um período pré estabelecido, com o objetivo de criar um produto — um software —, visando resolver a dor do público interno ou externo da empresa. Ele tem início e fim determinados e um resultado final a ser alcançado, sendo que se dá por encerrado quando atinge o seu objetivo. No entanto, ele é um esforço planejado, ou seja, existem passos a serem realizados, para sair do ponto A e chegar ao ponto B. A falta de planejamento e o não cumprimento das etapas preestabelecidas de um projeto de desenvolvimento de software são, em boa parte dos casos, os responsáveis pelo seu fracasso.

Quais são as suas principais etapas?

Para ajudar você a se planejar para desenvolver um software de qualidade e atingir seus objetivos da forma esperada, vamos listar as etapas necessárias para elaborar uma solução.

Levantamento de necessidades do cliente

O primeiro passo é o entendimento da real demanda, determinando quem é o cliente em um momento inicial e que dor enfrentada por ele deverá ser resolvida por meio da criação de uma solução tecnológica. O cliente pode ser tanto interno quanto externo, ou seja, nem sempre o desenvolvimento de software criará um produto a ser comercializado externamente. Ou seja, é possível que o sistema seja aplicado para melhorar os processos internos da própria empresa.

Definição de requisitos

Muitos especialistas apontam o levantamento de requisitos como a mais importante fase do projeto de desenvolvimento de software. Afinal, todas as outras etapas deverão ter por base o que foi determinado nesse passo. Quando essa etapa é desprezada, temos sérios problemas no decurso, pois os profissionais acabam ficando perdidos em relação ao escopo do projeto e o que se espera de cada uma das suas funcionalidades, prejudicando o produto final. Aqui temos as seguintes atividades:
  • coleta de requisitos ─ busca-se entender o que o cliente espera;
  • análise dos requisitos ─ verifica-se a confiabilidade das informações e os requisitos ocultos;
  • registro dos requisitos ─ tudo é documentado para posterior conferência utilizando casos de uso e linguagem natural.

Análise de viabilidade

Uma boa análise de viabilidade poderá evitar dores de cabeça e problemas durante o desenvolvimento do software, evitando que a equipe acabe por assumir responsabilidades que não podem ser cumpridas. Por exemplo, o uso de uma tecnologia que não é dominada pelo time de programadores. Aqui devemos analisar os seguintes pontos:
  • existência de soluções ─ verificar a existência de soluções iguais ou semelhantes no mercado e quais seus custos de implantação;
  • existência de frameworks ─ estruturas que possam ser utilizadas para acelerar o desenvolvimento e melhorar a produtividade;
  • capacidades necessárias ─ formação e conhecimento da equipe que desenvolverá a solução;
  • tecnologias ─ qual o melhor pool de tecnologias para o desenvolvimento do software em questão.
Todo esse levantamento é fundamental para evitar problemas futuros como a descontinuidade de uma das tecnologias utilizadas, o orçamento inadequado, a falta de capacitação e outros pontos que possam levar o projeto ao fracasso.

Documentação dos procedimentos

Antes de colocar a mão na massa e sair desenvolvendo sem parar é preciso criar uma documentação bem definida acerca de todos os principais pontos do projeto. Desde o que será desenvolvido, até como esse processo acontecerá. Muitos desenvolvedores não gostam de documentar processos, porém, uma boa documentação tem grande valor no futuro, quando alguns membros que participaram do desenvolvimento do software podem não estar mais presentes e seja necessário entender o seu funcionamento. Além disso, quando as dúvidas surgirem durante o desenvolvimento do sistema, a maioria das respostas poderá ser encontrada na documentação.

Definição da metodologia

O próximo passo é a escolha de uma metodologia de desenvolvimento, sendo que nos últimos anos as metodologias ágeis, como Scrum e XP, têm sido as mais utilizadas pelos desenvolvedores devido à produtividade entregue. Essa é uma decisão muito importante, pois a metodologia define como o será o andamento do projeto, como as entregas e processos serão realizados, além de outros detalhes fundamentais para o sucesso da empreitada.

Desenvolvimento das funcionalidades

Nesse ponto é que os desenvolvedores colocarão a mão na massa, buscando criar cada uma das funcionalidades conforme descritas pelo cliente e entregues pela análise de requisitos. Quaisquer dúvidas que não possam ser respondidas pela documentação devem ser direcionadas ao analista. No caso da escolha por uma metodologia ágil, as entregas serão constantes, o que trará um ritmo mais agradável aos programadores, que poderão acompanhar quase que todos os dias os resultados de seus esforços.

Teste

Por fim, após o desenvolvimento, é hora de testar e entregar cada uma das funcionalidades, levando em consideração o que o cliente espera, baseado na documentação. Os testes devem emular o comportamento real, e, caso algo apresente divergência do resultado esperado, a função volta para a correção.

Qual é a importância do levantamento de requisitos para o sucesso do projeto?

Como você pôde perceber, ao longo das etapas de um projeto de desenvolvimento de software, a palavra documentação apareceu algumas vezes. Mesmo quando ela é mínima, como no uso das metodologias ágeis, o levantamento de requisitos é fundamental para o sucesso do processo. É por meio de uma documentação concisa e que reflita as reais demandas do cliente que poderemos construir a melhor solução possível, de acordo com o que ele realmente necessita, alcançando a sua satisfação. Um levantamento de requisitos mal feito, ou realizado às pressas, implica em retrabalho, correções e problemas que aumentam o custo da criação do sistema e prejudicam o resultado final. Um projeto de desenvolvimento de software é um grande desafio, porém, com o auxílio de um time especializado e com know-how adequado, o sucesso dessa jornada pode ser muito mais confiável. A CDBS é uma especialista em software, desde a construção até a consultoria de desenvolvimento. Confira as nossas soluções e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.