Calendário | CBDS 20/09/2021

Qualidade de software: saiba o que é e qual a importância

Qualidade de software: saiba o que é e qual a importância | CBDS

Muito se fala a respeito da importância da qualidade no desenvolvimento de um software para seu sucesso, mas é comum que haja dúvidas sobre o conceito de qualidade de software. Afinal, avaliar a qualidade de um software envolve diversos elementos e pode parecer confuso de início.

Por isso, explicamos agora o que é e qual o conceito de qualidade de software, tratamos das principais características de um software de qualidade e explicamos qual a aplicação da qualidade no desenvolvimento e entrega de um software. Veja os detalhes abaixo!

Entenda o que é qualidade de software

Como dissemos, avaliar a qualidade de software pode parecer uma tarefa difícil, já que envolve diversos elementos, mas é possível conceituar tal processo de forma simples: a qualidade do software é medida pela maneira com que atende seus stakeholders, sendo eles o cliente final, o usuário que trabalha diretamente com o software e o fornecedor, que constrói ou mantém o software funcionando.

Veja quais as características de um software de qualidade

Agora que você conheceu o conceito de qualidade de software, é interessante também compreender quais são as características que definem um software de qualidade. Listamos abaixo e explicamos resumidamente algumas delas. Confira:

  • foco do cliente: um software de qualidade é focado no cliente e em suas necessidades. Por isso, é importante que seja desenvolvido de acordo com os requisitos apontados pelo cliente e as necessidades identificadas pela empresa;
  • melhoria de processo: ele também deve ser desenvolvido de forma a oferecer melhoria contínua durante o desenvolvimento, com o objetivo de tornar os processos mais eficientes, ágeis e inteligentes;
  • lado humano de qualidade: deve prezar pelo lado humano, o que significa oferecer praticidade de uso, facilidade de aprendizado e suporte de qualidade;
  • métricas, modelos, medições e análises: por último, um software de qualidade deve contar com métricas claras e ser acompanhado por meio de modelos, medições e análises para garantir seu sucesso.

Saiba qual a aplicação da qualidade no desenvolvimento e entrega de softwares

Compreendido o conceito de qualidade de software e os elementos que permitem desenvolver um software de qualidade, é interessante conhecer as aplicações onde o conceito de qualidade de software pode ser utilizado. Veja abaixo:

  • planejamento de qualidade;
  • garantia de qualidade;
  • controle de qualidade;
  • melhoria de qualidade.

Veja como a CBDS pode auxiliar sua empresa na qualidade de software

Como é possível concluir, a adoção de práticas de qualidade de software é fundamental para o desenvolvimento e entrega eficientes, para a garantia de qualidade nas entregas, para a redução de custos e para aumentar a percepção de valor e satisfação do cliente.

Por isso, contar com uma empresa com experiência nesse processo, como a CBDS, é um passo importante para garantir a entrega de soluções com qualidade e atingir os resultados demandados pelos clientes, por meio de suporte especializado e consultoria.

O que você achou de entender o que é qualidade de software, de conhecer as principais características de um software de qualidade e de sua aplicação no desenvolvimento e entrega de softwares? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja contar com suporte especializado, entre em contato conosco!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.