Desenvolvimento de software: como escolher o parceiro ideal?

Para que o desenvolvimento de software não se torne uma dor de cabeça para a sua empresa, é preciso contar com um apoio especializado. O outsourcing tem se mostrado uma alternativa viável nesses casos.

Desenvolver sistemas internamente pode trazer uma série de problemas, seja pela falta de expertise da equipe em lidar com os pormenores da programação, ou até mesmo em questões envolvendo entregas e prazos.

Sendo assim, a busca por um parceiro que auxilie nessa tarefa pode ser o ideal para que sua empresa evite problemas e consiga usufruir do melhor da tecnologia. Confira!

O outsourcing de software

Estamos vivendo na era da transformação digital e hoje, muitas empresas estão deixando de utilizar ferramentas pré-fabricadas, que não atendem totalmente às suas demandas, para buscar o desenvolvimento de suas próprias soluções.

Outro desafio comum é a busca pela integração entre vários sistemas independentes, fornecidos por terceiros, por meio de um sistema que promova a comunicação entre essas ferramentas.

Independentemente de qual a sua necessidade hoje, uma coisa é certa: desenvolvimento de software interno é um grande desafio e muitas iniciativas como essa acabam falhando devido à falta de mão de obra especializada ou prazos curtos.

O outsourcing de software surge como uma ótima opção para ter acesso a ferramentas customizadas, driblando os problemas mais comuns ligados ao desenvolvimento. Entre as vantagens desse modelo podemos citar:

  • redução de custos ─ não é preciso contratar profissionais de programação;
  • cumprimento de prazos ─ o parceiro se responsabiliza por entregar a solução dentro do prazo estipulado;
  • acesso à mão de obra especializada ─ empresas de outsourcing contam com profissionais gabaritados e com grande know-how na área de desenvolvimento.

O parceiro ideal para desenvolvimento de software

Mesmo que o outsourcing de software seja o caminho ideal para que sua empresa tenha acesso a ferramentas customizadas e que atendam a sua demanda, é preciso ficar atento, pois existem inúmeras opções no mercado hoje, sendo que nem todas elas podem atender você.

Ao buscar pelo parceiro ideal para o desenvolvimento de software, é preciso observar alguns requisitos a fim de alcançar todas as vantagens que esse modelo oferece ao mesmo tempo em que se evita possíveis dores de cabeça. Por conta disso, separamos algumas dicas valiosas.

Entenda a sua demanda

Antes mesmo de começar a prospectar possíveis parceiros para o seu projeto, é preciso entender o que você, sua equipe ou empresa, precisam realmente. Que ações a nova aplicação deverá realizar? Existe uma tecnologia específica? Como se espera que ela funcione?

Levantar tais questões é fundamental para realizar um primeiro filtro das empresas que poderão suprir a sua demanda, afinal, cada um dos players concorrentes no mercado possui determinada especialidade, sendo que nem todos podem cumprir com algumas exigências.

Conhecer exatamente o que você precisa poderá ser crucial na busca pelo parceiro ideal.

Avalie o mercado atual

O segundo passo ao decidir terceirizar a construção de um novo software é a prospecção do mercado em busca das opções disponíveis. Com a globalização e popularização da internet, temos várias empresas de desenvolvimento de sistemas hoje.

Por meio de uma pesquisa rápida, é possível encontrar vários players do mercado atual e ter uma boa ideia de sua colocação no mercado e credibilidade perante seus clientes. Dentro desse universo, é interessante separar alguns que você julgue mais promissores para uma pesquisa mais a fundo.

Powered by Rock Convert

Peça referências e recomendações

Em seguida, para ter certeza da competência da gestão das empresas de outsourcing de software, peça referências a clientes que já tenham se utilizado de seus serviços. Geralmente, na própria página da empresa existe um hall de parceiros.

Entre as perguntas pertinentes estão questões como tempo de desenvolvimento, funcionamento da comunicação, satisfação dos clientes com o serviço, manutenção e tempo de resposta e quaisquer outros pontos que você julgue relevantes.

Verifique o know-how do time de desenvolvimento

O know-how do time de desenvolvimento de software é fundamental, pois demonstra o nível de conhecimento dos profissionais e sua capacidade de lidar com problemas e resolvê-los da melhor forma possível.

Isso pode ser medido de acordo com o tempo de atuação no mercado, certificações e participações em projetos complexos. É possível até mesmo pedir uma ficha básica acerca dos conhecimentos dos membros da equipe que irão atendê-lo.

Compare as ofertas de serviço de cada empresa

Cada um dos players do mercado oferece determinados serviços e níveis de customização. As opções vão desde a reutilização de código para reduzir custos de desenvolvimento até a criação de soluções totalmente customizadas.

Entenda como funciona o contrato

Assim como os serviços prestados, cada desenvolvedora de software também mantém um padrão de contrato, sendo que é preciso verificar como ele funciona e se atende às suas necessidades.

Por exemplo, no caso da terceirização da criação de um sistema que tenha sua inteligência de negócio embutida, cláusulas de confidencialidade podem ser inseridas para evitar que o fornecedor da solução comercialize tal software posteriormente.

Da mesma forma, durante o processo de desenvolvimento, pode ser que a empresa parceira tenha acesso a dados sensíveis de seu negócio, demandando também um cuidado especial para evitar o vazamento de tais informações.

A CBDS

A Companhia Brasileira de Desenvolvimento de Software, CBDS, tem como objetivo auxiliar outras empresas a alcançar o sucesso em suas demandas por meio da construção de soluções personalizadas, transformando negócios.

Para isso, pode ser realizada a venda do projeto fechado, ou seja, um módulo, integração ou sistema completo de acordo com as demandas de sua empresa, ou a alocação de profissionais in loco, os quais poderão trabalhar junto da sua equipe para o desenvolvimento de soluções específicas.

A CBDS ainda conta com serviços de consultoria especializada, buscando auxiliar na construção do escopo do projeto de software e escolha das melhores tecnologias e sustentação de aplicações críticas, garantindo a sua disponibilidade, sendo uma parceira da Red Hat no Brasil. Possui uma equipe multidisciplinar, sendo que cada demanda é atendida por profissionais específicos.

Com um hall de clientes de peso, a CBDS está pronta para ser a sua parceira ideal de desenvolvimento de software, contando com uma equipe especializada para atender a todas as demandas e desafios que seu negócio apresente.

Confira agora mesmo o que podemos fazer por você, entre em contato conosco!

CTA_1NH_02