Descubra como encontrar o parceiro para software ideal

Em uma empresa, há momentos em que a tecnologia interna não suporta a demanda. Isso é normal e pede uma dose extra de inteligência do gestor para absorver o budget necessário. Uma saída estratégica e rápida é contratar um parceiro para software.

Por outro lado, essa parceria não é tão simples, pois afetará a infraestrutura tecnológica da organização. Então, é necessário contar com uma empresa séria e com porte para oferecer solução de ponta.

Neste post, você entenderá melhor sobre como esse tipo de parceria pode agregar um valor excepcional ao andamento do seu negócio. Descubra os pontos essenciais de um parceiro e conheça os diferenciais que a CBDS entrega. Acompanhe!

A importância de uma empresa séria como parceira para software

A credibilidade é fundamental para um bom negócio. De nada adianta uma proposta tentadora se não há sustentabilidade na estrutura oferecida pelo parceiro.

É uma nova relação que deve estabelecer ganha-ganha, ou seja, é preciso garantir uma boa operação dos dois lados. Se uma parte não cumpre com o prometido, todo o projeto pode ir por água abaixo e causar sérios prejuízos financeiros para a empresa.

Tempo de mercado, expertise em desenvolvimento e consultoria especializada são alguns dos aspectos fundamentais para se considerar. Todos esses fatores são importantíssimos para garantir um excelente parceiro para software.

Como o parceiro para software ideal

Há uma série de soluções prontas no mercado, desde pagas até gratuitas. Porém, a personalização de sistemas tem sido cada vez mais importante e, em meio a tantas soluções, o gestor pode levantar muitas dúvidas.

A terceirização é uma situação mais pontual, onde nem sempre compensa um esforço para desenvolver soluções muito complexas para atividades mais simples. Já em outros casos, a parceria permite o acompanhamento mais próximo do desenvolvimento e mantém a rotina de trabalho da organização.

Nesse caminho de escolha, alguns pontos específicos devem estar na pauta para que o processo de identificação do parceiro ideal cumpra requisitos essenciais. Veja agora mais detalhadamente cada um deles.

Identifique o que é necessário para o seu negócio

Entenda o que você busca para conseguir encontrar a empresa certa. Fazer um mapeamento das necessidades, observar em que ponto os limites estão sendo extrapolados e entender as solicitações que o seu público vem exigindo é fundamental para fazer um levantamento correto.

Documente as informações

Tenha seu projeto definido e detalhado e use isso como um guia que irá nortear tanto a sua atuação como o envolvimento do parceiro. Interessante ressaltar que os dois devem cumprir obrigações dentro do acordo, então as informações devem ser claras para a montagem do negócio e a composição adequada de custos.

Faça uma pesquisa de mercado

Como está o mercado para o desenvolvimento que você precisa? Quais as melhores empresas? Outro fator fundamental é eliminar o preço como índice de escolha. Por ser um serviço muito técnico, valores mais baixos podem sinalizar falta de expertise necessária.

O ideal é que você avalie essencialmente o valor que a empresa pode oferecer, ou seja, o potencial qualitativo que você pode obter com essa parceria. Lembre-se de que isso se refletirá no seu negócio e o barato pode sair muito caro.

Procure informações sobre a empresa

A partir deste ponto você pode analisar cada empresa, buscando informações como tempo de mercado, cartela de clientes, parceiros de desenvolvimento e outras questões básicas que envolvem desenvolvimento de software.

As condições oferecidas para pagamento, operação e ganhos são outros aspectos que devem ser observados antes de um fechamento para evitar transtornos futuros e entender corretamente como fluirá a parceria.

Peça recomendações

As recomendações representam outro instrumento de comprovação de qualidade que podem refletir o potencial de desempenho da empresa. Observar os depoimentos e os casos de sucesso que a organização gerou também é fundamental para mensurar o valor que é entregue.

Ateste a expertise da empresa

Identifique o quanto a equipe de desenvolvimento dessa empresa conhece e entende sobre o que você precisa para seu projeto. Analise criteriosamente o portfólio e projetos bem-sucedidos em que a empresa foi protagonista.

Outro fator que atesta o potencial da empresa é a sua capacidade de atualização ao longo do tempo, que deve manter uma rotina de aprendizagem contínua e posição como autoridade nas inovações mais atuais.

Faça comparações

Compare parceiros e identifique o que mais vai agregar ao seu projeto. Faça um cruzamento com o que está estipulado como necessidade no seu negócio e busque uma empresa especializada nos recursos que você precisa para alcançar a evolução da sua área de desenvolvimento.

Fique atento ao contrato

Certifique-se de que todas as cláusulas atendem ao esperado pela sua empresa. Esclareça dúvidas sobre tempo de contrato, possibilidades de reformulações e totais de custos.

Os diferenciais da CBDS

A CBDS (Companhia Brasileira de Desenvolvimento de Software) é uma empresa brasileira que busca o sucesso de seus clientes ou parceiros por meio do desenvolvimento de soluções que transformem positivamente seus negócios.

Totalmente focada em transformação digital, trabalha com autoridade inovações como Cloud Computing, Big Data, Inteligência Artificial, IoT e outras. O time conta com talentos excepcionais que visam aumentar receitas, produtividade e competitividade.

A parceria com a Red Hat

A parceria com a empresa Red Hat — que é reconhecida como líder mundial em fornecimento de soluções open source em TI corporativa — agrega um suporte tecnológico e qualidade excepcional aos projetos da CBDS. A partir dessa parceria, você pode obter soluções que:

  • ofereçam inovação mais rápida e inteligente no ramo corporativo;
  • desenvolvam aplicativos mais ágeis com a PaaS (plataforma de serviço facilitadora para desenvolvedores);
  • permitam exigir mais da estrutura com escolhas personalizadas de hardware, sistemas e aplicativos.

O quebra-cabeça pode estar chegando ao seu fim e a tão esperada peça de encaixe pode ser a CBDS. Um passo importante é não enxergar preço, mas valor e apresentar uma empresa especial à diretoria para um novo projeto.

Neste artigo, você conheceu os aspectos fundamentais na escolha de um parceiro de desenvolvimento de software. Nessa contratação, diferenciais e detalhes são importantíssimos para uma opção segura.

Vamos pensar a evolução do seu negócio juntos? Entre em contato agora mesmo e descubra como ter a CBDS como seu parceiro para software!