Calendário | CBDS 06/04/2020

Gestão de projetos: conheças as principais tendências para a área

Gestão de projetos: conheças as principais tendências para a área | CBDS
Estávamos em 1996 quando saiu a primeira edição do PMBoK (A Guide to the Project Management Body of Knowledge). De lá para cá, a gestão de projetos evoluiu e se modernizou. Muitos gestores identificaram o potencial da gestão por projetos e aprimoraram muito a performance empresarial. Sabendo que esse universo exige capacitação constante pesquisamos as principais tendências dessa ótima ferramenta. Descubra neste artigo os porquês da atualização contínua, as novidades que estão em alta e como identificar a melhor delas para o meu perfil de negócios. Acompanhe!

Por que a modernização da Gestão de Projetos deve ser contínua?

Anualmente, o PMI (Project Management Institute) promove aperfeiçoamentos e instruções para profissionais em Gestão de Projetos. Além disso, a alta tecnologia cada vez mais transforma os setores trazendo qualidade de inovação. O gestor de projetos deve se diferenciar por meio da capacitação para acompanhar as novidades e manter um nível de excelência em seus serviços. Os projetos também contam com atualizações legislativas, ambientais e outras que também impactam no resultado final. A conclusão é que o profissional de gestão de projetos deve ser moderno e ter visão abrangente, considerando todos os fatores externos que possam influir na excelência e na entrega de valor para clientes.

Quais as principais novidades da Gestão de Projetos?

Vamos priorizar o pensamento do Pulse of the Profession 2019 do PMI. Esse estudo global é realizado anualmente com estatísticas e tendências para a profissão de gestor de projetos. Veremos, a seguir, que várias novidades vêm interferindo a metodologia de trabalho de gestores de excelência. Nesse último "Pulso da Profissão", como denomina a associação líder mundial de gestores — O Project Management Institute —, o destaque ficou por conta da inteligência artificial. Há um cenário de ineficiência constatado nas últimas performances em Gestão de Projetos, e a tecnologia, juntamente com novas metodologias de aplicação, são pressupostos fundamentais para aperfeiçoar o trabalho. Veja as principais novidades e descubra o que é QTGP no final.

Metodologias ágeis e Kanban

O relatório aponta que 57 % estão inovando na implementação da Gestão de Projetos por meio da metodologia Ágil. Esse método tem o objetivo de ser mais adaptável à mudança e acelerar a performance como um todo refletindo em entregas mais rápidas e constantes. Já o Kanban se baseia em fluxo de trabalho. Especificamente as pequenas metas são priorizadas nesse modelo e o gestor pode observar o andamento de forma mais fácil, batendo pequenas metas diariamente.

Automação

Aqui começa o conceito de tecnologia. O aumento expressivo de dados e informações proveniente do crescimento das interações digitais exige um olhar cada vez mais digital por parte dos gestores. Desde o usual Microsoft Project até soluções digitais personalizadas por grandes empresas auxiliam na excelência dos projetos e melhoram o potencial de flexibilidade da gestão.

Apresentação orientada por dados

Outra tendência é a gestão com o auxílio de ferramentas poderosas de análise e apresentação avançada de dados. A partir disso, é possível gerar relatórios de base para o planejamento. Para uma melhor análise do Gráfico de Gant, busque ver mais camadas de apresentação. Isso contribui para uma resposta mais eficaz diante das necessidades do projeto.

Inteligência Artificial

85 % dos entrevistados na pesquisa do PMI entendem que a IA transformará consideravelmente a maneira de fazer negócios nos próximos cinco anos, e cerca de dois terços dos CEOs globais consideram a inteligência artificial uma disrupção ainda maior que a internet.

QTGP

QTGP é nada mais nada menos que o Quociente de Tecnologia de Gerenciamento de Projetos. Por meio desse índice, é possível mensurar o percentual de aplicação tecnológica na abordagem utilizada. Dessa forma, o gestor pode adaptar, gerenciar e integrar melhor os seus projetos e buscar sustentabilidade digital. Ou seja, capacidade de adaptação rápida em resposta ao alto volume de mudanças. Para aumentar o seu QTGP obedeça aos seguintes princípios:
  • curiosidade permanente sobre as inovações;
  • liderança abrangente em conhecimento digital;
  • time de talentos adaptado à era digital.

Como saber a aplicação ideal para o meu perfil?

O gerenciamento de mudanças é apontado pela pesquisa global do PMI por 76 % dos casos de sucesso. Isso mostra uma tendência a ser capaz de adaptar o projeto de acordo com suas particularidades. É importante, por exemplo, que o gestor domine blockchain, além de projetos. De maneira geral, o novo foco deve ser em aumentar o seu nível de QTGP, priorizando habilidades digitais. Então, deve-se avaliar cada situação para verificar aquela que mais combina com o seu perfil. Veja agora algumas das principais ações para inovar na Gestão de Projetos.

Priorize tecnologia

Ainda que a empresa ou o projeto não seja especificamente sobre tecnologia, você precisa usá-la como meio para a excelência da gestão. Trabalhe o seu projeto com ferramentas de automação e inteligência artificial que ajudem a acelerar a entrega, mantendo o valor sobre o serviço ou produto desejado, além de explorar as poderosas ferramentas de análise de dados e inteligência de negócios.

Estabeleça uma cultura digital nos projetos da empresa

Isso significa reduzir ou eliminar cada vez mais processos e rotinas mais mecânicas por estratégias executadas por ferramentas digitais. Invista em recursos e equipamentos e trabalhe a capacitação do time buscando a atualização contínua e a digitalização das ações.

Repense as especializações de carreira

Há uma tendência de abandono do perfil generalista para um profissional especialista. Isso envolve priorizar métodos para se aprofundar e integrar os conceitos tecnológicos à filosofia da gestão de projetos.

Explore o triângulo de talentos

O Pulse 2019 da PMI recomenda uma mentalidade de implementação que integre conhecimentos avançados em QTGP, QE e QI. O "Talent Triangle" aponta para uma nova realidade profissional e incentiva a integração de uma série de competências como:
  • habilidades técnicas;
  • conhecimentos em gestão de negócios;
  • capacidade de liderança;
  • habilidades estratégicas;
  • cultura de atualização contínua em ferramentas digitais.
No relatório, também foi possível conhecer as seis principais habilidades desejadas para o gerente de projeto do futuro do PMI. Descubra agora todas elas:
  • ciência de dados;
  • conhecimento de segurança e privacidade;
  • conformidade legal e regulamentar;
  • capacidade de tomar decisões baseadas em dados;
  • habilidades humanas;
  • mentalidade inovadora e liderança colaborativa.
Gestores de excelência, projetos incríveis. A responsabilidade é sua de querer se destacar e sobressair no mercado. Esteja sempre atento às novidades conceituais e tecnológicas e entregue cada vez mais valor para seus clientes. Gestão de Projetos também representa alta capacidade de análise. Continue navegando em conhecimento e entenda mais sobre o Big Data Analytics!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.