Calendário | CBDS 10/08/2021

Prototipação de software: entenda sua importância e impacto nos projetos!

Prototipação de software: entenda sua importância e impacto nos projetos! | CBDS

O desenvolvimento de um projeto sempre é uma grande experiência desafiadora para uma equipe e, principalmente, quando é algo especialmente para seu cliente. Algumas etapas são fundamentais para o resultado e entre elas, sem sombra de dúvidas, está a etapa de prototipação do software. Esse momento é fundamental para garantir que o produto final seja eficiente e esteja conforme o esperado quando surgiu a demanda.

Contudo, afinal, quando fazê-la e qual o real o impacto dela para o resultado? Se essa é uma das suas dúvidas, aproveite a leitura deste artigo, nele vamos resolver essas e outras perguntas.

Qual a importância e quando fazer a prototipação de software?

Existe uma série de itens que levam a gestão de projetos a desenvolvê-la, entre elas, está a identificação de possíveis problemas. Nada melhor do que moldar o software de acordo com a demanda e torná-lo mais eficiente. Todos saem beneficiados, pois há um impacto positivo na experiência do consumidor.

Além disso, é muito mais vantajoso – e, melhor ainda, mais econômico – testar versões não oficiais do seu aplicativo de acordo com o feedback do seu cliente. Afinal, o consumidor, que será o usuário, terá uma avaliação da ferramenta e apresentar os pontos de atenção, facilitando a moldagem dos desenvolvedores e ajustando com a demanda apresentada.

Esse processo pode ser feito a qualquer momento, o ideal é que ele seja feito sempre que desejarmos avaliar as etapas desenvolvidas antes de passar a produção final do produto. Vale ressaltar que existem diversas ferramentas que possibilitam realizar os testes de forma gratuita.

Quais os tipos de prototipagem?

Apesar das diversas formas de prototipagem no mercado, há três tipos diferentes de prototipação de software que possibilitam que os desenvolvedores avaliem seu produto em níveis e complexidades distintas, conheça quais são elas:

Descartável

Como o próprio nome já diz, é algo a ser descartável. Em outras palavras, o protótipo aqui não será aproveitado e incluído no produto final. Ele tem como propósito principal apresentar visualmente como será a ferramenta. Nessa etapa é importante deixar claro que é algo prévio e que tem como objetivo avaliar se o projeto está de acordo com as ideias desenvolvidas.

Evolutiva

No caso do protótipo evolutivo, ele é totalmente o oposto da versão anterior. Aqui, ele será a base de um software final, que ao longo das avaliações e testes, serão incluídas mudanças para atender à demanda inicial da ferramenta. Com ela, incluímos recursos e fazemos alterações que não puderam ser concebidas inicialmente.

Incremental

Quando falamos de protótipos incrementais, estamos lidando com um produto final que foi construído a partir de diferentes protótipos. O principal benefício desse modelo é a redução de tempo entre desenvolvedores e clientes.

Quais são os principais benefícios?

Veja algumas das vantagens de fazer a prototipação de software antes de seu lançamento.

Diminuição de riscos

Um projeto em desenvolvimento deve ter a certeza de que alguns riscos aparecerão ao longo do percurso, isso é inevitável. Contudo, é possível reduzi-los, conhecendo os possíveis problemas. Projetos que demandam grande investimento financeiro precisam sempre de protótipos para avaliação.

Alinhamento de informações

Um dos desafios de um projeto é garantir que todos os envolvidos estejam com sua comunicação alinhada. É fundamental que isso seja colocado como prioridade para evitar que possíveis interpretações erradas afetem o produto final.

Ainda sobre o acesso à informação, a comunicação precisa ser exata, que todos entendam o que esperam um do outro. A prototipagem entra justamente para garantir que essa relação seja fidelizada.

A prototipação de software é um dos mecanismos para que desenvolvedores garantam que o projeto desenvolvido seja eficiente. Da mesma forma, clientes são beneficiados por terem sua demanda atendida. Além disso, equipe de projetos deve conhecer todas as funcionalidades e antecipar possíveis problemas.

Como o time desenvolvedor pode melhorar suas entregas? Aproveite para conferir o artigo sobre metodologias ágeis, como a prototipagem!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.