Calendário | CBDS 30/11/2020

Outsourcing de TI: podemos classificar como CAPEX ou OPEX?

Outsourcing de TI: podemos classificar como CAPEX ou OPEX? | CBDS

A classificação correta dos gastos administrativos é fundamental para a boa contabilidade empresarial. Erros podem trazer prejuízos e entre as dúvidas comuns está se a terceirização de TI deve entrar em CAPEX ou OPEX. Antes de descobrir a classificação correta, é necessário ter uma noção dessas duas modalidades de investimento, a que cada uma se refere e as suas principais diferenças.

Neste post, traremos esse estudo e identificaremos para você qual dos dois modelos deve ser aplicado no investimento em outsourcing de TI. Acompanhe agora!

Qual a diferença entre CAPEX e OPEX?

CAPEX (sigla que significa ‘Capital Expenditure’ ou, no português, ‘Despesas de Capital’) é uma expressão utilizada no universo de TI para indicar a quantidade de recursos financeiros destinada à compra de bens de capital para uma empresa. Esses bens podem ser, por exemplo, hardwares, softwares, impressoras, computadores etc. CAPEX também pode se referir ao capital investido na construção de infraestruturas físicas de TI.

Já o OPEX (sigla que significa ‘Operational Expenditure’ ou, no português, ‘Despesas Operacionais’) é um termo que se refere ao montante de recursos financeiros necessários para a empresa manter os seus bens de capital em pleno funcionamento. Podemos considerar como gastos OPEX, por exemplo, os serviços de manutenção de computadores, de outsourcing de impressão e de consultoria de TI.

Em qual modalidade a terceirização de TI se encaixa?

A terceirização de TI se encaixa na modalidade OPEX. Isso porque, ao terceirizar seu projeto de software, por exemplo, a empresa acaba por repassar os processos de desenvolvimento e implementação do sistema para um fornecedor de outsourcing. Este fica responsável por arcar com os custos dos hardwares, softwares, computadores e outros equipamentos que a equipe utilizará para desenvolver o software.

Assim, a empresa reduz suas despesas com CAPEX, podendo, inclusive, destinar os recursos financeiros economizados para outros departamentos, como marketing, suporte, vendas etc. O mesmo acontece com a terceirização de máquinas e recursos de impressão. Ao contratar os serviços de um outsourcing de impressão, a empresa tem a possibilidade de reduzir suas despesas com aquisição e manutenção de máquinas e compra de recursos.

Quais as principais vantagens da classificação na modalidade OPEX?

A transição da modalidade CAPEX para a OPEX se revela mais inteligente e propícia ao aumento de produtividade da empresa. Gestores têm optado por isso para otimizar custos e melhorar a performance dos seus serviços. Ao classificar a terceirização de TI na modalidade OPEX, o gestor ganha uma série de benefícios. Veja, agora, as principais vantagens dessa escolha e como ela retorna em otimização da sua gestão.

Dedução na tributação em TI do ano corrente

A dedutibilidade tributária do gasto é um benefício importante, pois o valor gasto em outsourcing entrará como custo ou despesa no balancete contábil e excluirá a possibilidade de depreciação imediata do bem no momento da compra. Dessa forma, na modalidade OPEX, todos os produtos adquiridos em forma de serviços são renovados e atualizados na responsabilidade da empresa terceirizada.

Facilidade para a aprovação de gastos

É comum que as empresas limitem o acesso às despesas de capital por mercados ou credores privados. Dessa forma, é muito mais fácil investir em algo que gere receita sem que seja necessário a imobilização de capital. Então, para aprovar os gastos de forma mais rápida, transformar os investimentos de capital em despesas operacionais, relativas à modalidade OPEX, funciona melhor e atrai empreendedores.

Especificamente o investimento em tecnologia pode trazer um custo muito maior e, por consequência, mais difícil de ser aprovado. Nessa linha, o serviço tende a agregar muito mais valor e despender menor custo.

Maior flexibilização dos custos

Uma característica muito importante da modalidade OPEX é a possibilidade de serviço em vez da aquisição dos bens. Um exemplo é o planejamento da compra de novos computadores. Em um cenário no qual a empresa precisa adquirir 10 novas máquinas e tenha um custo previsto de R$15 mil, provavelmente o serviço de aluguel agregado à manutenção do equipamento pode sair muito mais barato.

Essa flexibilização retorna em otimização de lucros, pois reduz consideravelmente os custos de aquisição e transfere a responsabilidade da manutenção dos bens para a empresa prestadora de serviços.

Adaptação às mudanças no mercado

Mais um aspecto em relação a essa escolha é o acompanhamento da tendência de mercado que, cada vez mais, gera oportunidades em cima de serviços do que em relação à aquisição de bens. O crescimento dessa modalidade impacta em redução de preços e otimização de produtos e serviços para esse enquadramento. Dessa forma, optar pelo CAPEX pode trazer desvantagens até no longo prazo.

A tecnologia Cloud Computing é um exemplo claro desse cenário de transformação, que sugere uma contratação voltada para serviços de armazenagem e hospedagem e menos focada em aquisição de infraestrutura.

Por que as empresas devem adotar o outsourcing de TI?

Crescer e se expandir, mas sem elevar os custos das operações, é um dos principais objetivos das empresas no cenário econômico atual. Ao investir em terceirização de TI, ou algumas atividades e processos de seu negócio, a escolha da modalidade CAPEX ou OPEX pode trazer uma série de benefícios.

Ao delegar essa ‘missão’ para uma empresa terceirizada, a empresa acaba por obter inúmeras vantagens. Entre as principais, podemos citar a drástica redução de custos, a entrega do sistema em um menor tempo e o maior potencial de geração de valor para o negócio.

A adoção do outsourcing de TI, por meio de uma empresa terceirizada, é fundamental para as organizações crescerem e se expandirem sem ter que elevar seus custos operacionais. Ao terceirizar o seu projeto de desenvolvimento de software, a organização tem a possibilidade de reduzir as despesas CAPEX e os gastos envolvidos nos processos, além de aumentar significativamente o ROI (Retorno Sobre o Investimento) do sistema.

A empresa que terceiriza o desenvolvimento de software também pode se beneficiar da experiência do fornecedor de TI, cujos membros são certificados e sabem lidar com problemas que possam ocorrer durante os processos de desenvolvimento e implementação. Dessa forma, os gestores e seu time interno podem desempenhar papéis mais estratégicos e focar na evolução dos negócios. Assim, esperamos que tenha ficado claro o que é CAPEX e OPEX e em qual a terceirização de TI se encaixa.

Se tiver ficado com alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato agora mesmo para que possamos ajudá-lo!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.