Como usar a inteligência artificial na empresa? Confira

A transformação digital revolucionou todo o universo empresarial, e conseguir se diferenciar é cada vez mais difícil. Um gestor que saiba como usar a inteligência artificial nessa evolução é um privilegiado.

Você conhece as suas principais formas de aplicação? Então, prepare-se para viajar nessa interessante inovação tecnológica e aprimorar o processo de TI da sua empresa.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é a transformação digital e como ela se relaciona com a inteligência artificial, além de compreender como usar a IA na empresa. Veja!

O que é a transformação digital?

A transformação digital é uma revolução tecnológica que atingiu o planeta há algumas décadas. O crescimento exponencial de smartphones, computadores e demais equipamentos eletrônicos gerou um boom de dados e informações.

Nesse cenário, as empresas mais antenadas se conectaram e estudaram a evolução, gerando inovações, novas modelagens de gestão, análises preditivas e diversas inteligências competitivas para alcançar a liderança de mercado.

Qual a importância da transformação digital para as empresas?

A importância da transformação digital dentro das empresas se reflete em atualização constante da gestão de desempenho. Usar recursos digitais é uma premissa para qualquer negócio que deseje ser escalável, mas com alta qualidade.

Como usar a inteligência artificial na empresa?

A partir de agora, vamos listar 5 maneiras de usar a inteligência artificial no setor empresarial, explicando cada uma delas. Acompanhe.

Segurança

A segurança de dados não necessariamente gera informações estratégicas, mas é um recurso fundamental para garantir a proteção de documentos confidenciais de um negócio.

Powered by Rock Convert

Criptografia de dados, computação em nuvem e organização das informações são fundamentais para que esse fator seja trabalhado visando à prevenção contra ataques virtuais ou condutas maliciosas.

Vendas

Sistemas e soluções digitais são parceiros valiosos para estabelecer relacionamentos mais próximos com os clientes, fazer acompanhamentos de jornada de compra e aumentar os números de vendas. Chatbots representam um bom exemplo de ferramenta que aproxima leads e integra informações de interação ao banco de dados da empresa.

Marketing

Dentro da área de marketing, a transformação fica mais clara quando analisamos a evolução do tradicional para o digital, o que aprimora uma série de recursos, como segmentação, remarketing, aumento de alcance etc.

Análise preditiva

Podemos citar como aspectos altamente estratégicos do uso da inteligência artificial no negócio o conhecimento e a exploração de dados para observar resultados e realizar previsões — algo especialmente importante no planejamento de longo prazo. A análise preditiva é um recurso valioso nesse cenário, pois ajuda a construir painéis, relatórios, gráficos e outros instrumentos para obter insights mais precisos.

Automação

A automação entra exatamente no ponto limite do suporte tecnológico da empresa, ou seja, a partir de um certo nível, fica inviável aplicar mecanismos mais tradicionais ou até manuais, sendo obrigatório investir em inteligências, como soluções para gestão empresarial, Big Data e outros.

Como a inteligência artificial e a transformação digital se relacionam?

Combustível, motor, propulsor e outros conceitos semelhantes caracterizam a inteligência artificial em relação à transformação digital. Dessa forma, a sua aplicação garante a evolução tecnológica da empresa

Inteligência artificial, aumentada, de negócios e outras inovações estão cada vez mais em alta entre os gestores de excelência. A filosofia de aprendizagem contínua impõe um esforço para extrair sempre o melhor desses recursos. Neste post, você compreendeu o valor disso para um negócio.

Quer continuar aprendendo sobre como usar a inteligência artificial no seu ramo e se integrar mais à transformação digital? Aproveite a oportunidade e assine nossa newsletter!