Calendário | CBDS 20/04/2020

O que é ITIL e COBIT? Entenda melhor suas principais diferenças!

O que é ITIL e COBIT? Entenda melhor suas principais diferenças! | CBDS
Você sabe o que é ITIL e COBIT? A aplicação de boas práticas é altamente recomendável na tecnologia da informação, com o objetivo de realizar um melhor gerenciamento da TI. Adotar um framework de processos é o melhor caminho para atingir um nível adequado de governança de TI, entendendo cada um dos serviços prestados e atingindo a qualidade esperada. Dentre as várias metodologias e frameworks existentes no mercado hoje, duas se destacam dos demais por serem mais utilizados pelas empresas: ITIL e COBIT, sendo ambas o tema deste post. Boa leitura!

O que é ITIL e COBIT?

O ITIL e o COBIT são dois frameworks de processos. Eles funcionam como uma enciclopédia, reunindo as melhores práticas do mercado na visão de uma determinada entidade, grupo de pessoas ou empresas. Os chamados frameworks existem para facilitar a vida dos profissionais de TI, uma vez que são uma solução rápida e confiável acerca de determinadas atividades. Além disso, sua construção é realizada com base na experiência de múltiplos profissionais, cobrindo a maioria dos casos, ou seja, sabe-se o que funciona e o que não. Utilizar um recurso como esse é altamente vantajoso quando falamos em definição de processos para a área de tecnologia da informação e para implantar a chamada governança de TI. Quando uma empresa garante que seus processos estão aderentes a algum dos frameworks reconhecidos no mercado, ela demonstra a clientes e demais parceiros que preza pela segurança e confiabilidade. Além de estabelecer os padrões a serem seguidos para a área de TI, os frameworks de processos, como ITIL e COBIT, também gerenciam riscos e garantem a continuidade dos negócios.

Como funciona o ITIL na prática?

O ITIL é uma biblioteca que existe desde a década de 80, sendo criado como um guia de recomendações para auxiliar empresas de telecomunicações e informática. Ele teve um impacto positivo tão grande que é utilizado até hoje com atualizações. É conhecido como um conjunto que reúne as melhores práticas para operações de gestão de serviços de TI. São pontos como service desk, capacidade, nível de serviço, incidentes, entre outros. O enfoque principal é o alinhamento do departamento de tecnologia com as estratégias de negócio da empresa, mirando no cliente e na qualidade dos serviços. É um material muito extenso, por isso, é conhecido como uma biblioteca, dividido em cerca de sete volumes. O ITIL descreve a gestão de serviços em detalhes.

Como funciona o COBIT na prática?

O COBIT é uma ferramenta que visa auxiliar nos controles de TI, na aplicação de práticas e auditoria de processos na companhia. É tratado como um guia completo de gestão desse setor, concentrando a definição, fiscalização, implantação, medição e melhoria do ciclo de vida dos processos de TI. As características desse framework fazem com que ele seja voltado para a redução de riscos, focando em objetivos como segurança, integridade e confiabilidade. São quatro domínios:
  • planejamento e organização;
  • aquisição;
  • entrega e suporte;
  • monitoramento.
Cada um deles conta com seis níveis de maturidade, sendo que quanto mais maduro um desses domínios é, maior a sua conformidade com as melhores práticas. O ponto central do COBIT é o gerenciamento da informação, sendo que considera as necessidades corporativas na hora de descrever os princípios de suporte e uso de ativos e recursos de TI. Ou seja, o COBIT auxilia a organização a priorizar quais são as principais atividades de TI dentro da empresa, identificando pontos de fragilidade e corrigindo tais questões.

Quais as maiores diferenças entre eles?

Mesmo que ambas as documentações sejam conhecidas como frameworks de processos, não se aplicam aos mesmos casos e existem várias diferenças entre elas. Vamos listar algumas.

Foco

Uma das principais diferenças entre os dois frameworks é, com certeza, o foco de cada um. Enquanto o COBIT tem uma afinidade maior com a auditoria de processos, o ITIL é mais voltado ao gerenciamento de serviços. Ou seja, temos o COBIT como um guia para orientações gerais de gestão, enquanto o ITIL oferece um norte para a execução dos serviços de TI como um todo.

Formas de aplicação

Não existe uma resposta correta sobre a utilização de cada um, afinal, como são focos diferenciados, eles são tidos como complementares e não excludentes. Como nenhum deles é totalmente rígido acerca de sua aplicação, é possível utilizar os dois em conjunto com um ótimo nível de aproveitamento, buscando tirar proveito das qualidades de ambos os frameworks. As duas bibliotecas em conjunto formam uma base forte para o alcance da governança de TI, independentemente se serviços de tecnologia são demandados de forma interna ou se são prestados para outros clientes.

Detalhamento

Ambas as bibliotecas são altamente detalhadas, sendo que os níveis de informação podem variar um pouco de uma para outra. De modo geral, podemos afirmar que o COBIT explica "o que", enquanto o ITIL fala sobre "como". Mais uma vez, fica claro que ambas as documentações são complementares, auxiliando na implementação de novos processos que sigam padrões de qualidade reconhecidos.

Pilares

A governança de TI se mantém sobre cinco pilares, sendo que o COBIT se preocupa com cada um deles. São eles:
  • serviço;
  • projeto;
  • nível de desenvolvimento;
  • processo e segurança.
Já o ITIL é muito mais focado, tendo seus esforços voltados apenas para um desses pilares, o de serviço, buscando auxiliar na prestação de qualidade de novos serviços de TI.

Análise de resultados

Em ambas as documentações, é possível analisar o nível de maturidade de seus serviços. Ou seja, existem orientações acerca de como você pode verificar o quanto seus processos estão de serem totalmente aderidos às melhores práticas.

Quais as aplicações práticas?

Como se tratam de documentos nos quais há muita teoria, é comum que muitos gestores tenham dificuldade de visualizar a sua aplicação prática, porém, existem várias formas de utilização. Imagine a seguinte situação, uma empresa de telefonia X pretende abrir uma central de atendimento e contratar cerca de 20 novos profissionais para atuar nessa área. Pode não parecer, mas é preciso um grande alinhamento da TI com essa estratégia para que tudo funcione da melhor forma. É aqui que entram o COBIT e o ITIL, seja no planejamento para oferecer serviços de TI para o novo setor, seja para o desenho desses serviços. Caso não houvesse esse planejamento, tudo deveria ser feito conforme a demanda surgisse, prejudicando o decorrer da implantação do novo setor e trazendo riscos financeiros. Agora que você já sabe o que é ITIL e COBIT, e como esses dois frameworks podem ser importantes para a sua empresa, talvez seja a hora de buscar auxílio para a sua implantação. Ainda não acabou, temos outro post incrível para você. Confira os tipos de inovação!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.