Calendário | CBDS 28/07/2021

Metodologia lean e agile: qual é o impacto dessa relação para as empresas?

Metodologia lean e agile: qual é o impacto dessa relação para as empresas? | CBDS

Você sabe o que é metodologia lean? Estávamos no início do século XX quando o método começou a ser desenvolvido, então, não é algo necessariamente novo, não é mesmo?

O fato é que, recentemente, algumas empresas aprimoraram a sua aplicação — como a Toyota no final dos anos 80 e empresas do setor de serviço — para otimizar sua gestão.

Mas o que essa metodologia proporciona realmente para a empresa? O que é a metodologia agile? Qual a utilidade de integrá-las? São algumas das perguntas que respondemos neste artigo. Confira!

O que é metodologia lean?

Lean é uma palavra em inglês que significa enxuto, ou seja, é um conceito de otimização. Na prática, a ideia é reduzir ou eliminar desperdícios. Isso é extremamente útil para modelos empresariais atuais que têm o desafio do ROI (Retorno sobre o investimento) cada vez mais difícil.

Como funciona?

Uma das palavras-chave mais importantes é foco. É preciso direcionar a gestão de ativos para o sentido vertical, de forma a usar o mínimo recurso para o máximo retorno.

Os custos desnecessários são cortados e o valor de entrega ao cliente é aprimorado, estabelecendo uma rotina mais simples de aplicar. Especialmente em tecnologia, a ideia é eliminar funções que não agregam valor e aprimorar recursos com maior potencial de retorno.

Quais são os seus benefícios?

Em um mundo de inovação constante, cada vez mais novas tecnologias e soluções surgem e é preciso aproveitar tempo e recursos da forma mais inteligente possível.

O principal benefício é o retorno de inteligência, que rejeita ineficiências e evita gargalos na produção. Além disso, é possível obter sincronia de produção, aumento de qualidade e eliminação de falhas.

O que é metodologia agile?

Enquanto o método lean impulsiona ações que criam uma cultura de simplificação de processos e eliminação de desperdícios, a metodologia ágil objetiva uma entrega mais rápida, além de mais constante.

É uma abordagem inovadora em gestão de projetos que busca agilizar o fluxo de trabalho e manter a qualidade do valor entregue. Dessa forma, as duas metodologias podem agir em conjunto.

Como a metodologia lean complementa a metodologia ágil?

Capacidade de agregar valor com agilidade de entrega. É uma excelente combinação para negócios! A junção das duas metodologias começou em sistemas de TI, mais precisamente em desenvolvimento de softwares.

Enquanto a aplicação de lean é mais voltada para o enxugamento de processos, o método ágil prioriza a velocidade das ações. O fato é que a rapidez por si só sem uma estruturação de procedimentos não se completa, daí a complementariedade entre as duas inteligências.

O que motivou a mistura Lean-Agile?

A ideia de um modelo híbrido surgiu da necessidade das empresas que gerenciam grandes negócios e precisam escalar a velocidade das suas estratégias. O Agile funciona bem em TI, Marketing, Vendas e outros setores, porém, não tem potencial para evoluir planejamentos, gestão de projetos e portfólio.

Nesse momento, essas empresas encontraram em ferramentas como o Scaled Agile Framework (SAFe) o suporte necessário para escalar a velocidade de gestão em toda a organização.

Essa mistura se tornou uma excelente estratégia para crescimento de grandes negócios. Agora você sabe como aproveitar esse método para alavancar o desempenho e a performance da organização.

A CDBS está no Facebook, YouTube, LinkedIn e Twitter. É hora de seguir nossas redes sociais e acompanhar o que há de melhor na gestão de TI e metodologia lean!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.