Calendário | CBDS 07/04/2021

Entenda como a Indústria 4.0 pode afetar o seu negócio

Entenda como a Indústria 4.0 pode afetar o seu negócio | CBDS

A tecnologia continua progredindo todos os dias, sendo que hoje estamos vivenciando grandes mudanças nos modelos de produção com o surgimento do conceito de indústria 4.0, uma evolução nos conceitos de negócio até então utilizados.

Com a apresentação constante de novas tecnologias, é comum que gestores acabem perdidos diante de tanta informação, afinal, a inovação não para e a indústria tem sofrido os impactos dessas mudanças.

Neste post, vamos falar sobre o conceito de indústria 4.0 e mostrar quais oportunidades surgem com essas transformações tecnológicas, além de trazer dicas de como preparar o seu negócio da melhor maneira possível para se beneficiar desse novo cenário. Boa leitura!

O que é indústria 4.0

A indústria passou por várias transformações ao longo dos anos, desde o surgimento da máquina a vapor até o uso de eletricidade. Hoje, estamos vivendo uma mudança digital, com a aplicação da tecnologia da informação e automação.

A substituição de operários por máquinas e a criação de linhas de produção totalmente autônomas já é uma realidade, porém, esse conceito tende a se ampliar. Mais e mais manufaturas investirão em soluções como essa.

O que a indústria 4.0 proporciona é a automação em seu potencial máximo, sem a necessidade de um operador humano, sendo que algoritmos e softwares podem lidar com todo o processo produtivo e possíveis problemas.

Quais as oportunidades da indústria 4.0

As mudanças trazidas pelas novas tecnologias permitem que pequenas empresas possam competir de igual para igual com grandes indústrias, uma vez que reduzem seus custos de produção e geram maiores oportunidades para todos.

Dentro desse contexto, temos o surgimento de várias possibilidades como:

  • aumento de produtividade;
  • redução de custos;
  • otimização da cadeia de suprimentos;
  • segurança da informação;
  • melhoria da construção de estratégias.

Como se preparar para as mudanças

Com a grande variedade de tecnologias e oportunidades no mercado, é normal ter receio de realizar investimentos. Esse pensamento está correto, pois, para aproveitar as oportunidades trazidas pelo conceito de indústria 4.0, é preciso muito estudo e atenção.

Nem toda solução pode ser benéfica para a sua empresa, e é preciso planejamento antes de adquirir uma nova ferramenta. O ideal é sempre analisar o mercado e as demandas de seus clientes.

O gestor tem um papel fundamental nesse cenário, trabalhando como uma ponte entre o modelo atual de produção e o futuro da empresa. Separamos algumas dicas que podem ajudar você. Confira!

Crie projetos piloto

Antes de investir pesado em alguma solução, crie um projeto piloto, que envolva uma pequena parte do ciclo produtivo. Dessa forma, pode-se testar tecnologias sem que os gastos sejam altos, verificando a real eficácia de uma solução em sua empresa.

Analise dados

A melhor forma de entender o mercado no qual você atua e as próprias demandas da sua organização é pela análise de dados. Sistemas inteligentes podem receber entradas de informação e listar oportunidades e riscos do negócio.

Promova uma cultura digital

Os recursos humanos são fundamentais dentro de qualquer manufatura e, mesmo que o conceito de indústria 4.0 esteja ligado com a automação, a presença de colaboradores se mantém necessária.

Com isso, é preciso promover uma cultura digital dentro da empresa, demonstrando que as novas tecnologias vieram para melhor o trabalho e garantir maior produtividade e resultados.

O conceito de indústria 4.0 ainda está em construção, sendo que nos próximos anos veremos muitas novidades nos processos produtivos das manufaturas. Esperamos que este rápido post tenha auxiliado você a entender melhor essa oportunidade!

Para saber um pouco mais, aprenda como desenvolver a inovação no seu modelo de negócio!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.