Como o UX design ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários?

designer-thinking

No mercado competitivo da atualidade, em que a entrega rápida de produtos, serviços e soluções é uma das chaves para o sucesso de qualquer negócio, é obrigatória a busca por alternativas que aumentem a produtividade da equipe. E uma das soluções que as empresas estão encontrando para atingirem este objetivo é desenvolvendo softwares e aplicações de negócios com interfaces de usuário extremamente amigáveis.

Isso porque, nos últimos anos, as pessoas vêm ficando mais exigentes com relação à sua experiência com um determinado produto, serviço ou solução. E isto não é diferente com a força de trabalho moderna. Os colaboradores das empresas também estão querendo ter uma ótima experiência ao utilizarem os softwares e aplicações corporativas. Eles desejam versatilidade e facilidade de uso, a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo.
A seguir, você descobrirá o que é exatamente é UX design e como ele pode ajudar a sua empresa a aumentar a produtividade da sua equipe. Acompanhe:


O que exatamente é UX design?

Antes de explicarmos como o UX design pode aumentar a produtividade dos colaboradores, é importante definirmos o seu conceito. Infelizmente, ainda não existe uma definição comumente aceita por todas as empresas e profissionais. Mas para o nosso contexto, podemos dizer que o UX é um processo de concepção de softwares ou aplicações corporativas que sejam úteis, fáceis de utilizar e bastante agradáveis para interagir.
Também podemos definir o UX como sendo o processo utilizado para determinar a experiência que o colaborador terá ao interagir com o software da empresa. Seu principal objetivo é oferecer uma experiência única, efetiva e inesquecível a cada usuário, por meio de elementos visuais simples e elegantes e de uma diagramação e arquitetura focadas nas necessidades mais específicas da equipe da empresa.


Como ele pode aumentar a produtividade dos colaboradores?

Em 2002, Aaron Marcus, um importante influenciador da indústria de design, publicou um artigo em uma revista falando sobre o ROI (Retorno sobre o Investimento) proporcionado pelo investimento em projetos de usabilidade e UX. Um dos principais benefícios apontados por ele foi o aumento da eficiência e da produtividade dos colaboradores, devido à ótima experiência experiência que o software lhes proporcionou.
Essa melhor experiência é gerada a partir de ferramentas e funcionalidades inseridas no software que os permite completar atividades com apenas alguns cliques ou inserir e coletar dados de maneira mais rápida, por exemplo. A simplificação de telas e menus e a automatização de tarefas repetitivas são outras melhorias que também simplificam o trabalho dos colaboradores e aumentam a sua produtividade.
Como resultado, eles realizam suas tarefas em menos tempo e aumentam a rentabilidade da empresa. Ao investir no UX design, o negócio também se beneficia da redução dos custos de implementação do software ou aplicação corporativa no ambiente empresarial, já que os colaboradores não encontrarão muitas dificuldades para utilizá-la e, por isso, não precisarão passar por um extenso programa de treinamento.


Conclusão

Por meio da profunda compreensão do perfil dos usuários (desejos, habilidades e limitações), o UX design consegue oferecê-los um software totalmente personalizado, pronto para atender as suas necessidades. Com ele, os funcionários poderão ser mais ágeis e resolver problemas e atender as demandas do negócio sem grandes dificuldades. Tudo isso graças à ótima experiência que eles tiveram com o software.


Agora que você já sabe como o UX design pode aumentar a produtividade dos seus funcionários, aproveite para conhecer as soluções da CBDS voltadas para a experiência do usuário ou deixar as suas dúvidas nos comentários!



img-ebook