Calendário | CBDS 10/03/2021

Aprenda como desenvolver a inovação no seu modelo de negócio!

Aprenda como desenvolver a inovação no seu modelo de negócio! | CBDS

Muito se fala sobre inovação, mas você sabe realmente o que é e como funciona um modelo de negócio inovador? Estamos na era da transformação digital e, para se destacar no mercado, é preciso cada vez mais criatividade!

Apenas a qualidade de produtos e serviços já não é mais garantia de sucesso, sendo que clientes e parceiros esperam mais das empresas — eles estão na expectativa de modelos de negócio inovadores.

Neste post, resolvemos fazer um compilado acerca desse assunto tão atual e que acaba se tornando confuso com a enxurrada de informações às quais estamos expostos. Confira!

O que é um modelo de negócio inovador

Com a transformação digital e as novas tecnologias, estamos cada vez mais presenciando a chegada ao mercado de modelos de negócio inovadores, que utilizam da criatividade e inovação para se destacar.

Também chamados de modelos disruptivos, essas novas empresas se fazem valer da tecnologia e demandas de mercado para desbancar antigos players, que até então dominavam o cenário.

Dentro desse conceito, podemos citar exemplos muito conhecidos hoje como a AirBnB, que revolucionou o mercado hoteleiro, permitindo que pessoas comuns também tenham acesso a esse mercado como fornecedores, enquanto trazem mais opções aos clientes.

A Uber é outro exemplo muito interessante de inovação de modelo de negócio dentro do setor de transportes. A empresa permite uma relação segura entre quem tem um veículo e quem precisa se locomover dentro do ambiente urbano.

A partir desses dois exemplos, podemos verificar algumas particularidades que se repetem e nos indicam como funciona a disrupção. Existiu uma demanda, a necessidade de maior eficiência e o uso de novas tecnologias.

Com uma boa ideia e baixo investimento inicial, essas empresas conseguiram trazer inovação para seus respectivos mercados de atuação e se destacar no cenário mundial.

Em ambos os casos, a plataforma tecnológica foi o principal meio pelo qual a criação de um modelo de negócio inovador, que se destacasse da prática tradicional, foi possível. Boa parte dos gestores já percebeu que esse é um caminho sem volta.

Quais são os principais modelos de negócio inovadores

Existem vários modelos de negócio baseados em inovação e diversas maneiras de utilizar a tecnologia a favor da sua empresa. Separamos alguns dos principais e suas características.

Modelo de assinatura

Temos um exemplo muito famoso de serviços de assinatura com a Netflix. A empresa de streaming desbancou a poderosa Blockbuster, rede de locadoras de vídeo, oferecendo um serviço de qualidade em troca de um pagamento mensal de seus usuários.

O modelo permite oferecer produtos ou serviços, previamente acordados, em troca de pagamentos mensais com possibilidades de upgrade de acordo com os valores envolvidos.

Modelo Free

Esse é um tipo de negócio muito interessante, pois aqui se oferecem produtos e serviços de graça ao usuário. No entanto, a empresa se faz valer das informações cedidas pelos usuários e que podem ser comercializadas ou utilizadas para publicidade. É o que fazem gigantes como o Facebook e Google.

Modelo Freemium

Esse modelo também é largamente utilizado, sendo que nele se oferecem serviços gratuitos básicos, que atraiam o cliente para a empresa, desde que se tenha acesso a seus dados para publicidade. Com o pagamento de uma mensalidade, os usuários podem ter acesso a mais funcionalidades, deixando o produto ou serviço mais completo. O LinkedIn é um exemplo desse modelo.

Modelo On Demand

É chamado de On demand o tipo de negócio que realiza a cobrança de produtos ou serviços de acordo com a necessidade do cliente, estando disponível sempre que o usuário necessitar. Esse é o modelo de negócio utilizado pela Uber.

Modelo Marketplace

Muito conhecido, consiste na reunião e oferta de produtos e serviços em uma plataforma que facilite a busca pelo usuário final. Muitas vezes, a empresa não detém a propriedade do que é comercializado dentro de seu sistema. É o caso do Mercado Livre.

Quais são os desafios a se enfrentar

Mesmo que os gestores já reconheçam que a tecnologia e a disrupção são o futuro, ainda existem muitos desafios e dificuldades para empresas que já atuam no mercado e precisam se reinventar e revolucionar o meio em que estão inseridas. Entre os principais problemas podemos citar:

  • canibalização do negócio atual;
  • dificuldade de absorver os atuais clientes — perda considerável de um número de consumidores da marca;
  • aumento do risco — a depender do que será alterado, podem existir riscos de adaptação;
  • e medo por parte da diretoria em relação às mudanças.

Dicas para desenvolver a inovação

Separamos algumas dicas para auxiliar você a desenvolver um modelo de negócio inovador e disruptivo em sua empresa. Confira cada uma delas.

Utilize a colaboração

Um ambiente colaborativo é a melhor opção para desenvolver ideias criativas. Diversas experiências e olhares diferenciados sobre uma mesma situação podem render ótimas abordagens.

Aplique as tecnologias disponíveis

Estamos em plena era da transformação digital e todos os dias surgem novas ferramentas e plataformas no mercado com potencial para impulsionar negócios digitais.

Com essa presença tão grande da tecnologia, é preciso tirar o máximo de proveito para melhorar o seu modelo de negócio e encontrar a melhor maneira de alcançar a disrupção.

Exercite a imaginação

Uma ótima forma de encontrar ideias inovadoras é repensar serviços e produtos que já existem hoje, só que sob uma ótica de tecnologia, ou seja, aplicando a inovação para modificar o modelo de negócios conforme os já apresentados aqui.

Busque a reciclagem

Investir na reciclagem também pode ser uma saída para encontrar uma forma de trazer a disrupção para o seu negócio, reaproveitando produtos com o intuito de reduzir custos e contribuir com o meio ambiente.

Mudar o modelo de negócio atual de sua empresa ou buscar por algo novo para sua futura Startup é um grande desafio e pode ser um pouco aterrorizante no início, porém os benefícios a longo prazo são enormes. Sua companhia pode se tornar o novo boom do mercado!

Quer saber o que é melhor, desenvolver ferramentas internamente ou buscar o outsourcing? Confira agora mesmo nosso próximo post e confira!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.