Calendário | CBDS 21/03/2023

Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS
Você sabe o que é edge computing? Cada vez mais inovações surgem no mercado e o gestor precisa buscar conhecimento contínuo sobre essas tecnologias. Sabemos que o estudo nessa área precisa ser constante. Se você acredita na funcionalidade do cloud computing, não está equivocado, porém, sua mente precisa estar sempre aberta para novas propostas, e a solução edge busca complementar as qualidades da computação em nuvem. Neste artigo, você conhecerá melhor esse conceito, o seu funcionamento e o momento certo para implementação. É hora de agregar conhecimento. Prepare-se para o edge computing!

O que é edge computing?

Edge computing significa computação de borda. Esse conceito oferece melhor suporte ao processamento local para tecnologias smart e IoT (Internet of Things), por exemplo. Diferente do sistema em nuvem, o serviço se torna mais rápido quando descarrega partes do pipeline de renderização nos casos onde o sistema de largura de banda é muito exigido. Outros pontos de velocidade também importantes se referem a análises e agregações de dados locais, o que permite uma tomada de decisão mais veloz e eficaz. Mas isso não é tudo, veja outras vantagens do edge computing:
  • redução de riscos de proteção de dados locais;
  • melhor suporte para atender à regulamentação LGPD;
  • operação independente de interrupções na instalação principal;
  • menor custo em relação ao cloud.

Como funciona o edge computing?

O principal objetivo do edge computing é oferecer melhor funcionalidade quando o serviço não exige alta latência. Dessa forma, a transmissão ocorre com maior rapidez, além do benefício do armazenamento em cache estático e dinâmico. Interessante ressaltar que a nomenclatura "fog computing" também é utilizada para designar essa tecnologia e é utilizada por multinacionais como a Cisco. Dessa maneira, você pode ouvir falar tanto do conceito edge computing como fog computing e entenderá como a mesma tecnologia. Finalmente, o funcionamento dessa inovação não pretende substituir, mas complementar o sistema de cloud computing que é extremamente útil para segurança de dados, armazenamento e organização de informações empresariais.

Quais setores podem se beneficiar dessa tecnologia?

Há diversas áreas que podem obter vantagem ao implementar essa inovação. A tecnologia acelera o processamento e aprimora inteligências como a realidade virtual e aumentada. Dentre os principais setores beneficiados destacamos:
  • marketing;
  • vendas;
  • setor têxtil;
  • setor petrolífero; entre outros.

Quando implementar a edge computing?

O edge computing deve andar lado a lado com a cloud computing no início dos processos, e ele se faz necessário quando a latência precisa ser menor. A principal causa dessa implementação é a otimização de negócios que exploram mais a IoT. Fatores como capacidade de processamento, largura de banda e energia são decisivos para que o gestor invista nessa tecnologia e possa acelerar o serviço aplicado ao negócio. Interessante a ideia de computação na borda não é mesmo? Neste artigo, você conheceu a inovação edge computing, que oferece uma ideia mais otimizada em relação ao sistema cloud nos casos de aplicação de tecnologias smart. Que tal aprender mais sobre edge computing e outras novidades em soluções empresariais? Simples! É só seguir a gente em nossas redes sociais e ficar antenado em nossos conteúdos!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Fog Computing: qual a sua importância para a IoT e como aplicar? | CBDS

    Fog Computing: qual a sua importância para a IoT e como aplicar?

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.