Calendário | CBDS 07/09/2020

O que é Data Science? Entenda a importância e como aplicar

O que é Data Science? Entenda a importância e como aplicar | CBDS
Transformação digital, tecnologia, inovação e aumento estrondoso de dados. Em que momento isso ultrapassou os limites controláveis pelo ser humano? Bom, entender o que é Data Science pode ajudar. Não exatamente todos esses aspectos fugiram do controle, mas têm sido governados por meio de inteligência artificial avançada, aprimorada constantemente. Contudo, o que o mundo dos negócios tem a ver com isso? Convidamos você a refugar um pouquinho o caminho das perguntas e mergulhar nas respostas. Vamos saber o que é o Data Science, como funciona sua aplicação e por que investir nele em seu negócio. Veja!

O que é Data Science?

Data Science, ou ciência de dados, em português, é um conceito que define o estudo dos dados simples ou complexos, de forma a estruturá-los, compilá-los e compreendê-los em sentido amplo. Isso significa que o alto volume de informações gerado no mundo atual dos negócios pode ser absorvido e gerenciado por meio de tecnologias inteligentes que auxiliam o homem a identificá-las e otimizá-las para o seu ramo de trabalho. Por isso é tão importante entender o que é Data Science.

Como aplicar o Data Science no seu negócio?

Vamos falar sobre a dualidade da solução. Se por um lado há o conhecimento técnico que envolve BI, TI, computação e até matemática e estatística, há o outro lado mais teórico e experiencial que vivencia o mercado no dia a dia e sabe as melhores saídas. Ao contemplar essas duas demandas e oferecer números precisos para a decisão, o Data Science possibilita uma série de alternativas de implementação para os negócios. Veja exemplos.

Sistemas de recomendação

Sugestões, estímulos e recomendações podem ser notados na grande rede. Vemos isso no YouTube, na Netflix e em outros canais. Isso é resultado de captura de acessos, pesquisas e até comportamentos de usuários na internet. É por meio da ciência de dados que ocorre essa segmentação e o relacionamento com o cliente é aprimorado.

Buscas no Google

As pesquisas nos mecanismos de busca também podem parecer muito simples, mas a verdade é que o sistema recorre a algorítimos altamente complexos para oferecer as respostas mais adequadas de acordo com o perfil de quem está pesquisando. Para o dono de um negócio, há tanto o benefício de encontrar as soluções mais rapidamente quanto de aparecer em anúncios para as pessoas certas.

Detecção de fraudes e riscos

Uma das aplicações mais marcantes de Data Science se refere às adesões em instituições de finanças. Antes da implementação, essas empresas tinham muitos dados sobre os clientes, mas não sabiam como trabalhá-los. Então, conviviam com diversos casos de inadimplência e prejuízos. Com análises mais precisas de perfis e avaliação do poder de compra de clientes, o Data Science permitiu uma segurança muito maior em transações e concessões, eliminando perdas e otimizando a lucratividade.

Por que investir em Data Science?

Por todos esses motivos, o Data Science tem se apresentado como uma tecnologia obrigatória para quem almeja competitividade e liderança de mercado. Trata-se não de custo, mas de um investimento que pode trazer resultados concretos para o futuro do negócio. Como vimos, o uso do Data Science é uma oportunidade muito importante para as empresas. Agora que você já entende sobre seu conceito e sua aplicação, não deixe de investir nessa tecnologia e de usufruir de seus benefícios! Viu por que é tão relevante saber o que é Data Science? Aproveite a visita ao blog e veja também se você está preparado para se adaptar à nova cultura data driven!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.