Calendário | CBDS 31/08/2020

O que é blockchain? Confira este guia e aprenda as principais informações!

O que é blockchain? Confira este guia e aprenda as principais informações! | CBDS
Sim, a moeda virtual bitcoin atrai a atenção de curiosos por todo o mundo, mas como todo esse sistema é sustentável? Entender o que é blockchain é o passo principal para compreender o ecossistema. Ter uma organização à prova de violações é o sonho de qualquer gestor de TI, e implementar tecnologias de proteção faz parte do cotidiano de grandes empresas no mercado. Mas qual a relação verdadeira entre bitcoin e blockchain? O que é, como funciona e por que é tão seguro? Neste post, preparamos um artigo rápido e objetivo, focado no que você precisa saber sobre o tema. Confira!

O que é blockchain?

Blockchain (ou cadeia de blocos, em português) é um sistema de segurança desenvolvido por Satoshi Nakamoto, em 2009, para sustentar transações virtuais da moeda bitcoin. Esse sistema funciona como um banco de dados onde ficam armazenadas todas as informações relativas às transações da moeda. Nesse modelo de trabalho, o arquivo de registro fica acessível a qualquer usuário.

Como funciona o blockchain?

O grande diferencial desse sistema é que ele não fica centralizado em um servidor, como em bancos. Tudo é distribuído por uma série de computadores interligados em todo o mundo. Cada PC tem uma cópia integral desse banco de dados. Dessa forma, não há pontos únicos de ataque. Caso isso aconteça, a máquina será "expulsa" do restante da rede. Um elo que é chamado de hash (espécie de assinatura digital única) conecta os blocos formando uma corrente segura. A montagem dessa estrutura de segurança só é possível por responsáveis denominados "mineradores", que reúnem as transações e fazem cálculos complexos para interligarem os blocos.

Qual a relação entre blockchain e bitcoin?

Como falamos anteriormente, o blockchain está diretamente relacionado com o bitcoin. É impossível dissociar os dois conceitos, já que toda a viabilidade da moeda foi construída em cima desse sistema de segurança. O fato de o bitcoin ser uma moeda totalmente virtual contribui para que haja um aparato muito forte de sustentação. Os bitcoins não têm vínculo com empresas, bancos ou governos. Todas as informações podem ser armazenadas em hardwares ou até celulares.

Quais as outras possibilidades de blockchain?

A inteligência tecnológica e o forte aparato de segurança chamaram a atenção de outras organizações sobre a possibilidade de ter um sistema mais confiável. A partir daí, outros modelos já se abrem para o blockchain, como:
  • guarda de documentos importantes, como prontuários médicos, históricos e diplomas escolares;
  • registros de identificação de automóveis, imóveis, passaportes etc.
Por isso, hoje, quem sabe o que é blockchain sai na frente para implementar sistemas totalmente novos, que permitem uma autenticação especial e livre de taxas e burocracias. Agora que você compreendeu melhor essa tecnologia, já dá para considerá-la no seu negócio. Neste artigo, você aprendeu os conceitos principais sobre a tecnologia de blockchain e como ela pode ser útil em um sistema empresarial. Entender o que é blockchain e outras tecnologias ligadas à segurança da informação é fundamental para a sua empresa. Se você quer estudar mais sobre assuntos como estes, basta assinar nossa newsletter gratuita e receber artigos em sua caixa de emails!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.