Calendário | CBDS 19/11/2016

5 dicas para reduzir os custos de TI e enfrentar a crise sem grandes dificuldades

5 dicas para reduzir os custos de TI e enfrentar a crise sem grandes dificuldades | CBDS

Já no final do ano passado, o mercado brasileiro começava a dar sinais de freada brusca. E desde aquela época, as empresas vêm sofrendo com os terríveis efeitos da desaceleração da economia. Como resultado, elas estão sendo obrigadas a paralisar as contratações e, principalmente, a cortar custos em diversos departamentos. E uma das áreas que mais vêm sendo impactadas pela crise nos últimos meses é a de Tecnologia da Informação.

Embora esta seja uma área crucial para a sobrevivência do negócio, os gestores de TI estão tendo que otimizar os custos de suas operações, para que a empresa possa ter mais margem para manobras. Mas apenas apertar o cinto nesse departamento não basta. Também é necessário realizar um balanço de toda a situação do departamento para que as melhores práticas de redução de custos sejam aplicadas.
A seguir, daremos algumas dicas que o ajudaram a avaliar e reduzir os gastos do departamento de TI da sua empresa. Não deixe de conferi-las:

1. Examine os custos da sua infraestrutura de TI

A nossa primeira dica refere-se à avaliação das fontes de custos da infraestrutura de TI. Segundo a consultoria Gartner, quase metade das despesas de setor de TI são originadas de serviços de empresas de telecomunicações. Para enfrentar a crise sem problemas, os gestores de TI precisam renegociar os contratos com esses fornecedores, para garantir que as taxas cobradas estejam de acordo com a qualidade dos serviços prestados.
Eles também devem buscar formas de otimizar o uso da rede - mas sem que os usuários do software ou aplicação sejam impactados, para que menos serviços sejam contratados e o departamento possa poupar recursos. Devemos lembrar que o profissionais responsáveis pela manutenção da infraestrutura também geram custos. Por isso, os líderes devem otimizar o seu trabalho, para que tempo e recursos financeiros não sejam desperdiçados.

2. Padronize, consolide, integre e virtualize os recursos

Estas quatro metodologias podem ajudar a empresa a reduzir os seus custos de TI, por meio do máximo aproveitamento das tecnologias e recursos terceirizados. Ao optar por terceirizar o seu centro de dados, a empresa passa a obter um maior poder de armazenamento e computação, por uma quantidade de recursos financeiros muito menor do que ela gastaria para investir e manter servidores físicos.

3. Minimize os gastos com energia elétrica

Para funcionar ininterruptamente, um centro de dados necessita de uma grande quantidade de energia elétrica, que é utilizada para manter os equipamentos operando e o ambiente refrigerado. Hoje, são poucas as empresas que conseguem manter um centro dados, principalmente devido ao alto preço da energia elétrica. É por isso que grande parte das organizações estão optando por terceirizar seus data centers e migrar para a cloud.

4. Deixe de lado as iniciativas de TI não prioritárias

Em épocas de crise, todos os departamentos da empresa precisam focar em projetos e iniciativas realmente importantes, que gerem resultados positivos para o negócio no curto prazo. E isto não é diferente para a área de TI. Seus gestores devem avaliar as iniciativas que são prioritárias e manter a sua equipe focada nelas. Projetos não importantes devem ser deixados para uma época em que a economia estiver a favor, e não contra.

5. Administre o ciclo de vida dos ativos de TI

Para encontrar oportunidades de redução de custos, os gestores e sua equipe devem monitorar constantemente os ativos de TI, por meio de ferramentas de gerenciamento. É muito importante que o departamento conte com essas ferramentas, pois elas garantem que o ciclo de vida de cada ativo de TI seja gerido da melhor forma possível, para que ele gere valor para a empresa e não desperdice seus recursos financeiros.

Conferiu todas as nossas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e começar a reduzir os custos de TI da sua empresa, para que ela enfrente a crise sem quaisquer problemas! Se tiver outra dica ou quiser relatar suas experiências para a gente, aproveite o campo de comentários abaixo!

img-ebook

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.