Calendário | CBDS 06/09/2021

O que é e como funciona um software open source?

O que é e como funciona um software open source? | CBDS

Já se foi o tempo em que software open source era considerado underground e desenvolvido apenas por um grupo pequeno de pessoas. Hoje, existem grandes comunidades dedicadas à criação e manutenção desse tipo de sistema.

Com isso, empresas consagradas do mercado visualizaram ótimas oportunidades de terem acesso a sistemas seguros e bem desenvolvidos com baixos custos, prospectando ainda mais esse tipo de movimento.

Neste post, vamos mostrar para você o que é e como funciona o software open source, demonstrando as vantagens de investir nesse modelo de solução. Continue conosco e confira!

O que é software open source

O conceito conhecido como "open source" já é antigo, sendo que a tradução do termo pode ser feita de forma livre como código aberto, ou seja, soluções que permitem alterações diretamente em sua programação.

O movimento de software livre nasceu por meio de usuários que gostariam de utilizar determinados sistemas, mas que achavam o custo da licença muito alto, colaborando na criação de uma solução própria e livre para uso de todos.

Hoje, esse modelo de sistema é muito comum, sendo que existem ferramentas livres com milhares de usuários e grandes equipes de colaboração no desenvolvimento.

Como funciona o software open source

Existem diversas soluções open source no mercado. Para ter acesso a uma delas, basta buscar no site correspondente a versão que se deseja, uma vez que alguns contam com várias modificações, como Linux, sistema operacional livre.

Uma vez de posse da ferramenta, não existe nenhuma necessidade de pagar licenças, sendo que seu time também terá acesso ao código fonte. Isso quer dizer que todos poderão realizar quaisquer mudanças dentro do sistema para adaptá-lo as suas demandas.

Ou seja, além de não ter custos de licenciamento, também é possível customizar os sistemas conforme a necessidade de seu negócio.

Quais as vantagens de investir em um software open source

Existem várias vantagens de se investir em software open source, sendo que algumas delas se destacam na hora de escolher por soluções como essa:

  • economia: um dos primeiros pontos é a redução de custos com licenças e compra de uso de software;
  • segurança: ao contrário do que se pensa, tais sistemas têm muito mais segurança devido ao tamanho das comunidades que gerenciam os projetos;
  • customização: possibilidade de moldar o sistema conforme suas necessidades;
  • controle: total consciência de como o software funciona e seus recursos;
  • interoperabilidade: simples integrações com sistemas já utilizados dentro do ambiente corporativo.

Como a CBDS pode ajudar

A CBDS é uma empresa brasileira especializada em desenvolvimento de software e com foco no sucesso de seus clientes. Para nós, o mais importante é que sua equipe tenha suas demandas atendidas da melhor forma possível.

Nossos profissionais podem auxiliar não apenas na escolha da melhor solução para seu negócio por meio de consultorias como também no desenvolvimento de customizações e integrações.

O know-how adquirido pelo nosso time de desenvolvimento nos mais variados projetos em que a CBDS participou ao longo de sua história pode ser fundamental na escolha e personalização de ferramentas open source para sua empresa.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar você? Entre em contato conosco agora mesmo!

CTA_1NH_02

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.