Calendário | CBDS 07/12/2022

O que são tecnologias exponenciais e como utilizá-las em meu negócio?

O que são tecnologias exponenciais e como utilizá-las em meu negócio? | CBDS

Você já ouviu falar no termo tecnologias exponenciais? Conforme avançamos e mergulhamos na transformação digital, novas soluções e ferramentas têm surgido para garantir maiores resultados.

Gestores antenados com as oportunidades de crescer seus negócios estão sempre de olho nas novidades que surgem no mercado e que podem fazer a diferença no dia a dia de suas empresas.

Neste post, vamos tratar diretamente acerca das tecnologias exponenciais, o que elas podem fazer pelo seu negócio e como aplicá-las para alcançar todo o seu potencial. Confira!

O que são as tecnologias exponenciais

As tecnologias exponenciais podem ser consideradas como aquelas que permitem um desenvolvimento acelerado e têm como principal característica o potencial de mudar a vida de milhões de pessoas por meio de sua aplicação.

Um exemplo bem simples é o computador pessoal. Nos primórdios da informática, computadores ocupavam grandes salas e tinham baixa capacidade. Com o lançamento do computador pessoal, empresas e pessoas tiveram uma guinada no modo de realizar suas atividades.

Podemos identificar as chamadas tecnologias exponencias aplicando um teste, também conhecido como 6 Ds, que verifica uma série de itens presentes em todas elas. São eles:

  • digitalização: toda a sua aplicação se traduz em informação;
  • decepção: dificuldade de aplicá-la ou verificar o seu crescimento inicial;
  • disrupção: chama a atenção devido as possibilidades de inovação e mudanças no mercado;
  • desmonetização: é livre de custos, não sendo necessário pagar para ter acesso a ela;
  • desmaterialização: miniaturização de soluções em dispositivos cada vez mais portáteis;
  • democratização: permite o acesso de praticamente todos os interessados em utilizá-la;

Quais as principais tecnologias exponenciais

Separamos algumas das tecnologias que estão se destacando hoje, no cenário mundial, como as principais soluções exponenciais. São elas:

Internet das coisas

A conexão entre vários dispositivos, por meio da internet, visando melhorar processos e serviços. Por exemplo, uma geladeira que verifica a falta de determinados itens básicos e envia uma lista de compras ao seu celular.

Inteligência Artificial

Sistemas cada vez mais sofisticados que podem agir como assistentes pessoais, coletando dados e realizando ações de marketing digital, sendo responsáveis pelo atendimento de clientes em um SAC e várias outras atribuições.

Ciência de dados

Conforme ficamos cada vez mais digitais, um maior número de informações roda pela rede e a ciência de dados é utilizada para analisar essa grande massa de informação e buscar por insights como hábitos de consumo, preferências e antecipar tendências.

A aplicação das tecnologias exponenciais

O investimento em tecnologias exponenciais pode ser a diferença entre se tornar líder no mercado ou encerrar as suas operações, sendo que já existem exemplos disso.

A Kodak, empresa de material fotográfico, foi a inventora da máquina digital ainda em meados de 1975, contudo, não continuou investindo nessa tecnologia, já que, na época, os gestores consideram um risco muito grande.

Em 2012 a Kodak abriu falência diante da queda da fotografia analógica, a ascensão do uso de máquinas digitais e a popularização de dispositivos móveis munidos de câmera.

Como podemos observar, mesmo uma empresa com grande destaque no cenário mundial pode acabar se prejudicando por deixar de estar atenta às tecnologias exponenciais que estão surgindo a todo momento.

A CDBS tem como compromisso promover o crescimento de outras empresas por meio do desenvolvimento de soluções e uso de tecnologias inovadoras. Entre em contato conosco e entenda mais!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.