Calendário | CBDS 06/07/2020

Como funciona um chatbot? Conheça mais sobre essa tecnologia

Como funciona um chatbot? Conheça mais sobre essa tecnologia | CBDS
Seu negócio está crescendo e você não sabe como gerar o suporte tecnológico adequado? Aprenda como funciona um chatbot e considere desde já essa aplicação para a sua empresa. A automação tem sido uma lei para qualquer organização que almeja competitividade e liderança de mercado. O aumento expressivo do volume de dados impulsionou o alcance de clientes, e administrar isso sem tecnologia não é nada fácil. Neste artigo, você conhecerá o essencial sobre esses robôs que são uma verdadeira mão na roda para grandes negócios digitais. Aprenda o que é, vantagens e como aplicar. Acompanhe!

O que é um chatbot?

Vamos imaginar uma situação hipotética: um potencial cliente acessa o seu site em um final de semana e busca informações. Então, um chatbot entra como um atendente amigável e eletrônico para responder perguntas frequentes, coletar informações do lead e até possivelmente fechar um negócio. Se pensarmos os custos de uma contratação de atendentes para ficarem disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana para cobrir isso a medida sairia bem cara, não é? Desse ponto, começamos a enxergar um grande valor na tecnologia de chatbot.

Como funciona um chatbot?

Basicamente, há dois tipos. O primeiro é mais simples, mas não deixa de ter uma excelente função. É programado para um conjunto de perguntas e respostas automáticas e faz a coleta e a integração dos dados. Tende a ser mais "engessado" e apresentar dificuldades em questões não programadas. Por outro lado, há chatbots que usam inteligência artificial para operar. Nesse caso, o sistema tem maior capacidade para interpretar comportamentos de usuários, "pensar" soluções mais adequadas e entregar mais valor.

Como aplicar inteligência de chatbot na empresa?

Após descobrir como funciona um chatbot, vamos entender as formas de aplicação desse recurso. A ferramenta é muito útil em áreas estratégicas da empresa, visando o relacionamento com o cliente. Veja o que é possível conseguir.

Atendimento ao consumidor

Já dá para notar que o atendimento é o principal beneficiado nesse esquema. Você terá um recurso com alta disponibilidade e extensa escalabilidade. No universo digital isso é muito útil para negócios, e-commerces, lojas virtuais e outros. Um pequeno ícone aparecerá em local escolhido e proporá o diálogo automaticamente.

Agendamentos e reservas

No próprio exemplo relatado acima sobre um contato no final de semana, o recurso seria útil para marcar um atendimento mais pessoal em momento apropriado ou agendar uma realização de serviço.

CRM

O impacto do chatbot é claro em sistemas CRM, já que aprimora o relacionamento com o cliente e aumenta o número das vendas, melhorando as taxas de conversão. Além disso, pode ser programado com funções de direcionamento para oferecer soluções ideais ao perfil de sua buyer persona.

Análise de dados

A análise de dados é uma vantagem estratégica e está relacionada com o valor que o chatbot agrega ao CRM. Dessa maneira, é possível coletar informações úteis, realizar o pós-venda e traçar metas ou fazer modelagens para melhorar o atendimento e aumentar a conversão.

Quais as principais vantagens do chatbot para a empresa?

Os chatbots são uma excelente ferramenta para as empresas, trazendo diversas vantagens. O foco principal está no relacionamento com o seu público e nesse aspecto aprimora muitas demandas como:
  • atendimento 24 horas, 7 dias por semana;
  • coleta de informações importantes como sexo, idade, interesses e outras;
  • base para pesquisas e relatórios para análises de dados;
  • utilidade para auxílio em campanhas de marketing de produtos ou serviço;
  • e outras.
Bem, se você ainda não considerou essa inteligência artificial para o seu negócio, a hora é agora. Elimine a ideia de gasto e encare esse recurso como um investimento fundamental para a empresa. Este post descreveu o que é, como aplicar e as vantagens de um chatbot. Saber como funciona um chatbot é apenas uma pequena parte de um todo que envolve inteligência artificial, automação e os impactos da transformação digital na gestão empresarial!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.