Calendário | CBDS 23/11/2020

Competindo na Era Digital

Competindo na Era Digital | CBDS
Muitos empresários ainda não estão convencidos das vantagens de investir em softwares para suas empresas, seja pela falta de experiência com esses assunto ou por conta de uma frustração passada. No entanto, cada vez mais, torna-se imprescindível contar com um sistema que permita realizar a automatização de processos dentro da organização, trazendo uma série de vantagens para as companhias. Ao longo deste post, queremos mostrar para você o papel do software dentro das empresas e quais são os seus benefícios. Continue conosco até o final e entenda mais!

O papel do software para empresa

Com a chegada da transformação digital e a entrada de novos players no mercado, a competitividade tem-se acirrado cada vez mais, sendo que novos nichos de negócios surgem todos os dias. Ao mesmo tempo, os mercados tradicionais também têm se movido em direção ao digital, exigindo uma maior velocidade de resposta e adaptação das empresas. Dentro desse contexto, é fundamental, para organizações que buscam crescer e sobreviver nesse ambiente competitivo, investir em inovação e tecnologia para se destacar. Não basta apenas criar um produto ou prestar um serviço com qualidade, a redução de custos e a velocidade de resposta são fundamentais. Assim, o desenvolvimento de um software próprio, que leve em conta as demandas da organização e seus processos, é algo cada vez mais comum e necessário. Conforme a tecnologia toma mais e mais terreno, nenhum negócio é pequeno demais para usufruir das vantagens de um sistema próprio. Hoje, não é necessário ter uma equipe própria de desenvolvimento, pois é possível contar com parcerias com empresas especializadas, que criam sistemas com base em especificações técnicas. A CBDS é um exemplo de empresa como essa. Os softwares deixaram de ser tomados como um gasto para virarem um investimento, um ativo digital, capaz de gerar economia e renda.

Os benefícios do software para empresa

Existem vários benefícios no desenvolvimento de uma ferramenta eficiente de software para a sua empresa. A seguir, separamos algumas das vantagens mais interessantes.

Otimiza os processos

Toda e qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, trabalha com uma grande gama de processos. Para realizar todos eles, é necessário contar com uma força de trabalho, os colaboradores. Ao incluirmos um sistema que automatiza boa parte das tarefas, o número de funcionários necessários para executá-las diminui drasticamente. Com isso, também temos a redução de erros e atrasos. Ou seja, os processos se tornam mais otimizados e eficientes, permitindo também uma melhor comunicação entre os vários setores da empresa, trazendo produtividade e engajamento.

Melhora o controle do negócio

Um sistema para empresa permite verificar e ter acesso a todos os processos em andamento na organização de forma simples e rápida, sem a necessidade de pedir informações a cada setor. Por exemplo, seria possível verificar, com poucos cliques, a quantidade de materiais em estoque, sem nem ao menos interromper o trabalho de alguém. Tendo uma informação como essa em mãos, em tempo real, seu controle de compras fica muito mais preciso, melhorando também a gestão do capital de giro da empresa. Assim, é possível investir em outros pontos estratégicos. Essa disponibilidade centralizada de informação também garante uma maior agilidade na realização das tarefas por parte dos colaboradores, melhorando a transparência do fluxo de trabalho.

Gera relatórios detalhados

Outra grande vantagem da construção de um software para empresa é a geração de relatórios personalizados conforme a sua demanda de gestão. É possível criar relatórios unificados para qualquer processo dentro do sistema, permitindo comparar informações entre setores, verificar a produtividade, controlar KPIs e várias outras funcionalidades que substituem as planilhas. O acompanhamento dessas informações-chave pode dar uma visão diferente sobre o negócio e gerar vários insights acerca das operações e ações da empresa. Por meio desses relatórios, será possível verificar gargalos, pontos fortes e fracos e realizar correções, com o intuito de melhorar ainda mais os processos da organização.

Reduz os custos operacionais

Em um primeiro momento, pode ser que o custo de desenvolvimento de uma ferramenta como essa possa parecer alto, porém, basta verificarmos suas vantagens para entendermos que é um investimento que pode auxiliar a diminuir vários custos. Um sistema personalizado pode ajudar a reduzir a equipe necessária para a administração do negócio, excluindo custos de seleção, contratação e manutenção de contratos. Além disso, todos os processos são otimizados, reduzindo custos com erros e atrasos, o que também pode ser altamente prejudicial. Todas as áreas se tornam mais eficientes e reduzem custos de operação. O estoque, por exemplo, é melhor administrado, evitando a perda de material, aquisições errôneas e outros problemas.

Melhora a tomada de decisão

Nos dias de hoje, já não há mais espaço para a tomada de decisão baseada em instinto. O bom gestor deve ser cercado de informações confiáveis que possam guiar suas ações. Um dos grandes benefícios do uso de um sistema para empresa é a possibilidade de se manter informado sobre o funcionamento do negócio e poder tomar decisões baseadas em dados. Todas as informações geradas pelo sistema têm um alto valor estratégico, permitindo a criação de um planejamento muito bem desenvolvido para o negócio. Como o software armazena um histórico de dados, todas as ações podem ter seus impactos acompanhados e medidos, garantindo um entendimento de sua eficácia.

Permite a personalização

Por fim, existe a possibilidade da aquisição de softwares para empresas prontos, ferramentas criadas de forma genérica. Porém, tais soluções podem não suprir as demandas de sua organização. Além disso, ao optar por uma solução pronta, perdemos uma das maiores vantagens do sistema para empresa, a sua personalização de acordo com o negócio. Ao construir uma ferramenta, em parceria com uma empresa especializada, é possível acompanhar e participar do desenvolvimento de cada funcionalidade. Dessa forma, podemos ter uma solução totalmente adequada à realidade de sua empresa, suas demandas e processos. Investir em um software para empresa pode trazer um grande diferencial competitivo para a sua organização, no entanto, é preciso buscar parcerias com empresas de renome e experiência, como a CBDS. Entre em contato conosco e entenda como essa parceria funciona!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.