Calendário | CBDS 08/12/2021

Desenvolvendo sistemas Java na era cloud computing

Desenvolvendo sistemas Java na era cloud computing | CBDS

Os benefícios da cloud computing (no português, ‘computação em nuvem’) vêm sendo amplamente disseminados em todo o mundo nos últimos anos. Alguns deles são a escalabilidade, a eficiência e a economia de custos, que oferecem às empresas a oportunidade de agilizarem seus negócios e crescerem no mercado em que atuam. E de um tempo pra cá, muitas dessas têm usado essa tecnologia para testes e desenvolvimento de sistemas Java.

Isso porque, embora a cloud computing exija da equipe de desenvolvimento um determinado conjunto de habilidades, ela também oferece inúmeras vantagens, incluindo a eliminação de problemas de gestão de infraestruturas e de quaisquer barreiras ligadas à escalabilidade. Neste post, confira o panorama geral do desenvolvimento de sistemas Java na era da cloud computing e as principais vantagens e desafios dessa relação. Acompanhe:

 

Como a tecnologia Java e a cloud computing se relacionam?

Nos últimos anos, o ecossistema Java vem se expandindo a um ritmo acelerado para apoiar os desenvolvedores que querem construir, implementar ou testar sistemas Java na cloud computing. Isto porque a nuvem também está se expandindo rapidamente, atraindo um número cada vez maior de empresas e desenvolvedores que querem aceder a um conjunto compartilhado de recursos de computação físicos ou virtuais sob demanda.

Segundo os especialistas em tecnologia, o modelo mais relevante de nuvem para o desenvolvimento de sistemas Java é o PaaS (Platform as a Service ou, no português, Plataforma como Serviço). Nesse modelo, o provedor de computação em nuvem disponibiliza não somente hardwares e softwares sob demanda, como também plataformas de desenvolvimento e gerenciamento de sistemas Java.

Também é possível adotar o modelo de nuvem híbrida, em que a empresa pode usar um sistema Java implantado em uma nuvem pública que acessa um banco de dados executado em servidores locais, por exemplo. E devido a eficiência, escalabilidade, segurança e economia de custos proporcionadas pela nuvem, muitas organizações estão migrando até mesmo seus sistemas Java de missão crítica.

 

De que maneiras uma empresa pode se beneficiar da união dos sistemas Java e a cloud computing?

A virtualização é uma inovação tecnológica que gera inúmeros benefícios para as empresas. Além de ajudar os desenvolvedores a evitarem problemas de gestão de infraestrutura, ela proporciona aos usuários do sistema um melhor uso de seus recursos, o que contribui para a empresa atingir seus objetivos. Abaixo, listamos alguns benefícios gerados pela união da cloud computing com o ecossistema Java:
- Maior colaboração entre os desenvolvedores, arquitetos e designers no decorrer dos processos de desenvolvimento da aplicação;
- Possibilidade de criar um ambiente de produção de aplicações em apenas alguns minutos, sem a necessidade de ter que passar semanas desenvolvendo scripts personalizados;
- Ambientes de produção geralmente pré-configurados com banco de dados e ferramentas de gerenciamento de identidade e segurança;
- Modelo de pagamento pay-as-you-go (no português, “como você vai pagar”), tanto para os custos de testes e desenvolvimento como para os de funcionamento. Neste modelo, a empresa paga somente por aquilo que realmente precisa;
- Redução do tempo de desenvolvimento global do software;
- Verificação e análise rápida das aplicações em produção online, para dimensiona-las conforme os parâmetros exigidos pela empresa.
Leia também: 5 principais vantagens da arquitetura Java/Oracle.

 

Que desafios ela impõe aos desenvolvedores internos?

O advento da computação em nuvem produziu uma nova onda de inovação de software, que pode ser comparada à onda de tecnologias orientadas à internet que surgiu há cerca de quinze anos atrás. Enquanto proporciona economia de custos e aumento da produtividade para as empresas, gerando novas oportunidades para elas, a cloud leva os desenvolvedores internos a enfrentarem inúmeros desafios impostos pelo desenvolvimento Java nessa nova era.

Para enfrentarem esses desafios, eles precisarão, primeiramente, mudar a maneira como pensam e buscar maneiras de se adaptarem ao universo da computação em nuvem. Depois, eles deve revisar questões como desempenho, escalabilidade e confiabilidade das plataformas que utilizarão e se habituar com a nova maneira de desenvolver sistemas. Fornecedores de TI já contam com profissionais capacitados com certificações Java e prontos para lidarem com a cloud.

 

E então, qual a sua opinião acerca do desenvolvimento de sistemas Java na era da cloud computing? Você acha que esta união traz mais benefícios ou malefícios? Conte seus pensamentos com a gente pelos comentários!

 

img-ebook

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.