Calendário | CBDS 07/04/2022

O que é deep learning? Entenda sobre suas aplicações e perspectivas!

O que é deep learning? Entenda sobre suas aplicações e perspectivas! | CBDS
Você sabe o que é deep learning? No longo caminho tecnológico que a transformação digital nos impõe, cada vez mais surgem novos conceitos e modelos de inovação. Saber agregar tudo isso e transformar em uma solução de negócio apropriada não é tão simples, exige habilidades, competências e percepção tecnológica, por isso, é muito importante conhecer sempre novos termos. O deep learning entra nessa ideia e pode ser uma excelente ferramenta para ajudá-lo a pensar as soluções da sua empresa. Neste artigo, falaremos dessa importante ferramenta. Veja!

O que é deep learning?

O deep learning é uma espécie de machine learning (método de análise para automação — significa aprendizado de máquina). Porém, o deep learning busca uma aprendizagem mais avançada. Diferente de machine learning, onde a máquina é previamente programada para responder a uma série de comandos automaticamente e de forma independente, o deep learning busca fazer com que a máquina "pense" e desenvolva sozinha novas formas de interação, de acordo com as demandas que lhe são impostas. Como sempre, a tecnologia ressurge a cada dia e não se deve viver o hoje, mas a expectativa do amanhã. Nessa tendência, o deep learning aparece como um método natural para a inteligência artificial e impulsiona novas modelagens sobre negócios.

Quais as aplicações de deep learning?

Hoje já encontramos algumas metodologias de aplicação de deep learning. Desde a inteligência de jogos até a programação neurolinguística, podemos observar algumas ideias. Veja.

Métodos e aplicações deep learning

De uma forma geral, a metodologia deep learning procura assemelhar o pensamento da máquina ao humano, mas longe de questões emocionais ou de raciocínio crítico. A ideia é criar a capacidade de reconhecer padrões, classificar e descrever imagens, entender textos e falas. Tudo isso com o objetivo de ampliar o conhecimento e o desenvolvimento de estratégias que podem servir para negócios ou criação de produtos ou serviços.

Deep learning para PLN

Outra atuação interessante da deep learning é o estudo interligado à Programação neurolinguística, ou PNL, como é conhecida. Por meio dessa sincronia, a metodologia busca aplicar o conceito de linguagem natural às máquinas.

Digitalização de tudo

A digitalização de tudo se relaciona ao conceito de a tecnologia estar ligada a qualquer ação humana em um futuro muito breve e de forma acessível. Os conceitos de APIs, IoT (Internet of Things), casas inteligentes, cidades inteligentes, smartwaches e smartphones são exemplos de controles que já podem ser agregados ao dia a dia do ser humano.

Como o deep learning está sendo aplicado?

Apesar de apresentar uma perspectiva futura mais real, hoje já encontramos aplicações em uso dessa metodologia, por isso é tão um importante para um gestor saber o que é deep learning. Veja alguns exemplos práticos:
  • reconhecimento de fala (Xbox, Skype e outros);
  • reconhecimento de imagem (câmera 360º);
  • sistemas de recomendação (vídeos, posts, músicas sugeridas);
  • processamento de linguagem natural (uso de redes neurais).
Viu como esse conceito é bastante interessante para a sua empresa? Neste artigo, você viu conceito, aplicações e modelos de deep learning. Vale registrar tudo e buscar insights para implementação. Quer ver uma boa forma de fixar um conteúdo relevante? Compartilhe em suas redes sociais com amigos e converse com eles sobre o que é deep learning!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.