Calendário | CBDS 09/11/2020

O que é uma API e qual a sua importância?

O que é uma API e qual a sua importância? | CBDS
Se você trabalha com tecnologia, já deve ter tido esta dúvida: afinal, o que é API? Muito se fala sobre interfaces de comunicação e padrões de troca de dados, porém, poucas pessoas sabem explicar do que se trata. À medida que temos uma gama cada vez maior de serviços disponíveis na internet, também aumenta o número de interfaces que permitem o consumo de dados desses serviços. Aqui é que as APIs se tornam tão importantes. Ao longo deste post rápido, vamos elucidar para você do que se trata uma API, para que ela serve, quais seus benefícios e a importância da contratação desse serviço. Boa leitura!

O que é uma API

A sigla API significa Application Programming Interface, ou seja, em uma tradução simples, Interface de Programação de Aplicativos. Trata-se de um conjunto de padrões e rotinas de programação que permite o acesso a determinados dados de uma aplicação. A criação de uma API acontece quando uma empresa, que fornece um produto ou serviço na web, resolve permitir que outros desenvolvedores de software desenvolvam aplicações que se comuniquem com seu serviço. A criação dessas APIs considera uma série de padrões de comunicação web, fornecendo documentação, códigos e instruções para serem utilizadas por outros sites e aplicações da forma que for mais conveniente. Por meio das APIs, vários sites podem se comunicar e trocar informações, permitindo a construção de plataformas que agreguem várias informações e entregando uma experiência diferenciada aos usuários. A vida das empresas de desenvolvimento de software seria muito mais difícil caso não existissem as APIs, pois tudo teria de ser desenvolvido do zero. Hoje, quando construímos uma aplicação, uma parte do processamento e muitas funcionalidades podem ser agregados por meio de APIs, integrando tudo com os produtos e serviços de outras empresas. Vamos dar mais exemplos ao longo do post, porém, apenas uma pequena amostra disso é a API de CEPs fornecida pelos Correios de forma gratuita e largamente utilizada por diversos sistemas.

Quais os principais benefícios das APIs

Temos várias vantagens ao utilizar as APIs que se encontram no mercado. Vamos listar algumas das principais.

Ajuda no desenvolvimento de outros produtos

Imagine criar uma grande plataforma hoje. Caso o desenvolvimento dela partisse do zero, haveria bastante trabalho a ser feito. Já quando focamos nas possibilidades do uso de APIs, podemos fazer uso de muitas coisas já prontas. Além disso, contar com APIs também significa utilizar sistemas que foram desenvolvidos por uma equipe técnica especializada e para uma determinada função, sem se preocupar com testes e erros.

Traz segurança para a aplicação

Pode parecer, em um primeiro momento, que essa troca de informações é insegura, porém, é exatamente o contrário. Isso porque as APIs criam canais de comunicação que permitem o consumo limitado de informações. Ou seja, não é possível realizar uma consulta ampla na base de quem fornece o serviço, apenas em um conjunto específico de informações, que são definidas pelo proprietário do aplicativo. Por exemplo, um banco tem várias informações sensíveis acerca das contas e movimentações financeiras de seus correntistas. Ao criar uma API, ele pode definir repassar apenas as informações de saldo, mediante autorização do usuário. Dessa forma, fornecer ou utilizar uma API é uma ação totalmente segura e que não coloca em risco as informações e os dados.

Gera controle de acesso

Outra grande vantagem do uso das APIs é o controle de acesso, permitindo verificar quem acessou, de onde e o que foi consultado, garantindo, assim, que uma auditoria seja realizada quando há mau uso dos dados. Esse controle de acesso também garante uma visão geral do fluxo de informações. Hoje, com a demanda por sigilo e segurança, em ambientes que há a manipulação de dados de alto valor, contar com essa solução é fundamental para evitar vazamentos.

Permite a integração com outras aplicações

Por fim,temos a possibilidade de integração de dados com outras aplicações, o que permite construir uma experiência totalmente inovadora para os usuários. Existe uma grande gama de serviços que pode agregar ainda mais para a sua aplicação, trazendo novas funcionalidades para enriquecer a experiência de seus usuários.

Exemplos do uso de APIs

Separamos alguns exemplos de APIs que, atualmente, já são muito utilizadas no mercado e nas mais variadas aplicações. Vamos a elas.

Google Maps

Com certeza você já deve ter visto mapas inseridos em aplicações e sites. Isso é possível com o uso da API do Google Maps, que traz não apenas a visualização, mas também uma série de outras possibilidades bem interessantes. Imagine, por exemplo, o site de um hotel. Pode-se utilizar a API do Google Maps para criar um mapa dentro da página com a localização do espaço. Isso melhora a experiência do usuário, que não precisa nem ao menos sair da página para verificar a melhor forma de chegar ao local. Essa permanência gera mais negócios.

Gateways de pagamento

Estamos na era do comércio eletrônico, e uma das dificuldades iniciais dos sites era possibilitar o pagamento on-line, sendo necessário enviar o consumidor a outras páginas, o que fazia com que a taxa de desistência da compra se mantivesse alta. Os gateways de pagamento são APIs que fazem a ponte entre os e-commerces e os sites de venda com as bandeiras de cartões e as instituições financeiras. Hoje, várias empresas que trabalham com vendas on-line só podem existir por conta da evolução das APIs, que trazem segurança, praticidade e velocidade para as operações de pagamento.

Login com redes sociais

Você já utilizou alguma plataforma que permitia o login utilizando as redes sociais? Essa integração entre serviços web e dados pessoais das plataformas sociais garante uma experiência personalizada. A empresa que usa a API tem acesso aos dados básicos do usuário para o cadastro. Já o usuário, por sua vez, também é beneficiado, pois não precisa preencher um novo cadastro. Esses são apenas alguns dos principais exemplos do uso de APIs. No entanto, existem outras diversas possibilidades e aplicações que fornecem essa tecnologia de comunicação. Sempre que sua empresa contratar um serviço, o ideal é verificar a existência de uma interface de comunicação como essa, ainda mais agora que você sabe o que é API e qual a sua importância. Não deixe nenhuma dúvida para depois, escreva um comentário com suas perguntas!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.