Calendário | CBDS 18/05/2016

Desenvolvimento de software sob demanda como estratégia competitiva

Desenvolvimento de software sob demanda como estratégia competitiva | CBDS
A eficiência dos processos internos de desenvolvimento de software é bastante questionada pelos gestores de TI das empresas, principalmente quando percebem que os atrasos no cronograma e a elevação dos custos do projeto estão impactando negativamente o departamento. E quando o sistema não apresenta um ROI satisfatório, nem gera valor para o negócio, a empresa acaba perdendo recursos e vantagens competitivas no mercado. E em uma época em que o departamento de TI precisa fazer cada vez ‘mais com menos’, os seus responsáveis precisam encontrar uma maneira do projeto de TI ser entregue no prazo certo, mas sem consumir boa parte do orçamento. Isso é possível com o desenvolvimento de software sob demanda. Veja como o desenvolvimento on-demand pode se tornar uma estratégia competitiva para o seu negócio:  

3 formas do desenvolvimento de software sob demanda gerar vantagens competitivas

 

1. Realizando a entrega do software em menos tempo

Se analisarmos os diversos fatores que contribuem para o sucesso de um projeto de desenvolvimento de software, concluiremos que a entrega do sistema no prazo correto é um dos mais críticos. Isso porque, se o software demorar muito tempo para ser concluído - impendentemente do motivo, maiores serão os esforços e os recursos financeiros que ele demandará dos profissionais de TI e da empresa. Em muitas empresas, a entrega é atrasada porque o ambiente de TI não é devidamente organizado e os profissionais não adotam metodologias ágeis. O desenvolvimento sob demanda elimina esses problemas, já que o fornecedor de outsourcing de TI adota processos de desenvolvimento que agilizam a entrega do software. E quanto mais cedo a empresa começar a utilizá-lo, mais vantagens competitivas ela ganhará.  

2. Minimizando os custos envolvidos nos processos

O mau planejamento dos processos de desenvolvimento e implementação, seja pela falta de tempo da equipe, seja pela comodidade dos profissionais, também pode afetar o cronograma do projeto de software e aumentar os seus custos. Isto acaba impactando negativamente os recursos do departamento, afetando o orçamento geral da empresa e impedindo-a de ganhar vantagens competitivas no mercado em que atua. O desenvolvimento on-demand tem o poder de reduzir os custos envolvidos nos processos. Isso porque o fornecedor de outsourcing de TI possui uma equipe altamente produtiva, que planeja todo o desenvolvimento e segue práticas para agilizar a realização das atividades e processos. Isto acaba reduzindo as despesas do projeto e permitindo que a empresa destine os recursos economizados para outras áreas, como marketing e vendas.  

3. Gerando valor para o negócio e para os seus clientes

Para um software entregar valor, ele precisa melhorar os processos de trabalho da organização, atender a sua demanda interna e apresentar um ROI satisfatório, com um bom potencial de retorno financeiro. Se o software gerar valor para o negócio, então ele acabará beneficiando também os seus clientes, que passarão a adquirir produtos ou serviços melhores, que lhes proporcionem um bom retorno sobre o investimento. Mas para gerar valor tanto para a empresa como para os seus clientes, o software precisa atender aos requisitos de tempo e custos. Caso contrário, acabará gerando prejuízos. O desenvolvimento de software sob demanda pode fazer com que o projeto seja entregue no prazo certo e não exceda os recursos destinados à ele, fazendo com que o sistema gere valor para a organização e para os consumidores de seus produtos ou serviços.  

Agora que você já viu de que formas o desenvolvimento de software sob demanda pode se tornar uma estratégia competitiva para uma empresa, não se esqueça de deixar as suas dúvidas nos comentários!

img-ebook

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.