Calendário | CBDS 09/02/2023

Machine learning: entenda o método e sua importância

Machine learning: entenda o método e sua importância | CBDS
Caso você trabalhe diretamente com tecnologia, já deve ter ouvido acerca do Machine Learning, porém, como vivemos em um período em que estamos cercados por conceitos, se torna difícil entender realmente o significado e a importância de determinados termos. O funcionamento desse método pode ser complexo, porém, no fim das contas se trata de um sistema inteligente que tem como objetivo "aprender" para resgatar importantes e estratégicas informações de grandes massas de dados. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre Machine Learning, buscando auxiliar você a entender melhor esse conceito, no que ele se difere da Inteligência Artificial e a sua importância para as empresas hoje. Não perca!

O que é Machine Learning?

Também conhecido como aprendizado de máquina, o Machine Learning consiste em uma técnica computacional que visa a criação de sistemas de computador que tenham a capacidade de tomar decisões de acordo com a análise de dados e baseado em regras pré-determinadas, os chamados algoritmos. É uma maneira automatizada de os softwares encontrarem informações interessantes em meio a uma grande massa de dados, mesmo que eles não tenham uma ideia inicial do que estão procurando, ou onde procurar. Quando mais dados forem fornecidos a uma solução de Machine Learning, mais esse sistema poderá "aprender", reconhecendo padrões e identificando pontos de contato, gerando insights valiosos para as organizações.

Qual a diferença entre Machine Learning e Inteligência Artificial?

Dentro do contexto de uma enxurrada de conceitos, é comum confundirmos alguns deles que estão intimamente ligados, e é o que acontece entre IA e ML. Apesar de estarem relacionados, não podem ser considerados a mesma coisa. A Inteligência Artificial é a capacidade de uma máquina imitar determinadas características do ser humano, como o reconhecimento de fala, percepção visual, tradução de idiomas, tomada de decisão entre outras. Existem várias formas de simular a inteligência humana, sendo que muitas delas se apoiam em algoritmos complexos e outras são bem mais simples. Tudo depende da aplicação para a qual a IA será utilizada. Dentro desse contexto de inteligência, temos um subconjunto que imita a capacidade de aprendizado e análise de informações. Esse é o Machine Learning. Ou seja, podemos dizer que o ML contém IA, mas nem toda IA é ML.

Qual a importância do Machine Learning?

Estamos vivendo na era da informação, onde minerar dados e realizar uma análise correta pode ser fundamental na escala de crescimento de uma organização no mercado. A computação em nuvem e o barateamento dos recursos de TI permitem que players menores também apostem em tecnologia, tornando o processamento computacional acessível a todos. Isso significa que é possível produzir mais rápido, de forma automática e eficiente, entregando resultados exponenciais. Contudo, como analisar massas de dados que crescem de forma desordenada e rapidamente? A resposta está no Machine Learning. A medida em que o ML coleta dados dentro e fora das empresas, elas conseguem agregar mais informações estratégicas como oportunidades de negócio e riscos para a organização, tomando decisões muito mais corretas acerca das estratégias de atuação no mercado. O Machine Learning está se tornando uma ferramenta fundamental no mundo dos negócios, guiando as empresas através das melhores oportunidades de crescimento e ditando suas estratégias para o futuro. Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o assunto!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.