Calendário | CBDS 05/10/2020

Inteligência artificial na medicina: veja as principais aplicações

Inteligência artificial na medicina: veja as principais aplicações | CBDS
Nos últimos anos temos visto um aumento significativo do uso da tecnologia de Inteligência Artificial na medicina, trazendo benefícios não apenas para clínicas e profissionais da área médica, como também para os pacientes. Conquistando cada vez mais espaço dentro dos consultórios, a realidade da aplicação de IA na medicina é algo que veio para ficar, sendo que já existem diversas formas de aplicação de sistemas de Inteligência Artificial na área da saúde. Ao longo deste post, vamos listar algumas das mais promissoras aplicações de IA na medicina hoje. Continue conosco e confira!

Realização de cirurgias

A IA já chegou nas salas de cirurgia, sendo utilizada em robôs que pretendem tornar os procedimentos cirúrgicos cada vez menos invasivos. Por meio do uso da IA, esses robôs se tornarão cada vez mais inteligentes na avaliação pré-operatória, auxiliando na orientação da conduta do cirurgião durante o procedimento. Apenas isso já poderia reduzir o tempo de internação para recuperação do paciente em 20%. Tal ação reduz custos, demanda hospitalar e traz uma maior qualidade de vida ao paciente.

Auxílio a diagnósticos e exames

A IA, aliada à tecnologia de computação em nuvem, permite a criação de grandes bancos de dados contendo informação médica de diversos pacientes com diagnósticos e resultados de exames, que podem ser consultados posteriormente para auxiliar na determinação de uma doença. Por exemplo, um profissional ortopedista com dúvidas acerca de uma radiografia pode inseri-la em um sistema de IA, sendo que o software realizará uma varredura completa em busca de particularidades que se repitam em padrões e auxiliará no diagnóstico, reduzindo os erros.

Medicina preventiva

A leitura de padrões dos pacientes e o acúmulo de informações médicas em um sistema único de IA também permite a verificação de possibilidades e predisposições às doenças, permitindo que os profissionais realizem a medicina preventiva, atuando de forma a evitar o desenvolvimento desses problemas. Além disso, ao visualizarmos esses dados a um nível mais alto, podemos utilizar tais informações até mesmo para o desenvolvimento de políticas públicas que visam a criação de medidas educativas para a população, evitando assim a sobrecarga do sistema de saúde como um todo por determinadas doenças.

Atendimento e acompanhamento de pacientes

A IA também pode ser aplicada no atendimento e acompanhamento dos pacientes, permitindo que eles possam receber informes acerca de seus exames e diagnósticos de forma automática, além de auxílio quanto ao horário de remédios, agendamentos, atividades físicas e todas as rotinas de saúde necessárias.

Telemedicina

Por fim, temos como última aplicação desta lista a telemedicina com autoatendimento, na qual a IA pode realizar o primeiro atendimento ao paciente, recolhendo todas as informações repassadas por ele e indicando um diagnóstico inicial. Dessa forma, o paciente, ao ter acesso a esse diagnóstico inicial, pode seguir com um encaminhamento ao profissional médico de forma presencial, caso necessário, ou de forma remota por meio de um sistema de atendimento. A Inteligência Artificial na medicina ainda tem muito espaço para crescer, sendo que veremos, nos próximos anos, a evolução dessas aplicações e muitas outras possibilidades. Ainda não acabou... Queremos mostrar para você a aplicação da IA em Chatbots! Confira este post!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.