Calendário | CBDS 28/12/2020

Infraestrutura como Código (IaaC): entenda o que está por trás da metodologia

Infraestrutura como Código (IaaC): entenda o que está por trás da metodologia | CBDS
No passado, gerenciar a infraestrutura de TI era uma tarefa difícil. Os administradores de sistema tinham que gerenciar e configurar manualmente todo o hardware e software necessários para a execução dos aplicativos. No entanto, nos últimos anos, as coisas mudaram bastante. Tendências como a computação em nuvem revolucionaram — e melhoraram — a maneira como as organizações projetam, desenvolvem e mantêm sua infraestrutura de TI. Um dos componentes mais relevantes dessa tendência é chamado de infraestrutura como código e é sobre isso que falamos neste artigo. Acompanhe!

O que é a metodologia da infraestrutura como código?

Simplificando, a infraestrutura como código (IaaC) é um conceito que representa práticas modernas de gerenciamento de infraestrutura (servidores de dados, armazenamento e requisitos de rede). Como o nome sugere, ela trata a configuração da infraestrutura como um código, em vez de um processo manual para configurar hardware e sistemas. É o gerenciamento da infraestrutura usando o código, ou seja, você pode usar arquivos legíveis por máquina para configurar a infraestrutura de TI necessária para testar e executar seu código. Em outras palavras, a IaaC é uma forma de elevar o padrão de gerenciamento de infraestrutura e o tempo de implantação. Usando uma combinação de ferramentas, linguagens, protocolos e processos, ela pode criar e configurar elementos de infraestrutura com segurança em segundos.

Quais são os benefícios da IaaC?

Alguns dos principais benefícios de usar a infraestrutura como código estão detalhados a seguir.

Melhor desempenho do sistema

A IaaC garante a prevenção de riscos, fornecendo conscientização oportuna sobre as áreas pertinentes. Além disso, garante a conformidade e a segurança da infraestrutura de TI, junto à resposta mais rápida a problemas e requisitos.

Velocidade

Nos dias de hoje, a velocidade com que o software é entregue ou atualizado é considerada um dos fatores significativos por trás do sucesso. A infraestrutura como código permite a entrega de software em alta velocidade, atendendo a todos os requisitos relacionados à TI.

Gerenciamento de mudanças

Antes de implantar o software no ambiente de produção, o código é frequentemente alterado e testado. A IaaC garante um gerenciamento de mudanças mais seguro e eficiente em vários dispositivos, plataformas e sistemas.

Infraestrutura escalável

Oferece às organizações um grande benefício de escalabilidade. A virtualização de hardware torna mais fácil adicionar recursos, substituindo-os e escalando sempre que necessário.

Satisfação geral do cliente

Além de economizar tempo e custo, em última análise, melhora a satisfação do cliente devido à capacidade de fornecer serviços mais rápidos a custos acessíveis.

Como ela funciona?

A infraestrutura como código pode ser explicada em três etapas simples:
  1. os desenvolvedores escrevem a especificação da infraestrutura em uma linguagem própria do domínio;
  2. os arquivos resultantes são enviados a um servidor mestre, uma API de gerenciamento ou um repositório de código;
  3. a plataforma realiza todas as etapas necessárias para criar e configurar os recursos do computador.

O que há por trás dessa metodologia?

Ao longo dos anos, a nuvem promoveu a virtualização de hardware, na qual você não precisa gerenciar a infraestrutura. Em vez disso, provedores de nuvem gerenciam sua infraestrutura e oferecem flexibilidade e escalabilidade. O outro conceito que mudou a maneira como a infraestrutura é gerenciada é o DevOps. Devido à entrega frequente e à implantação mais rápida, a maneira manual de gerenciar a infraestrutura geralmente resultava em problemas e, portanto, em implantações mais lentas. Com a IaaC, você pode implantar com mais rapidez e confiabilidade, pois não há necessidade de manipular e refletir manualmente o estado de sua infraestrutura em vários ambientes.

Cenário ideal

Existem algumas dependências que precisam estar em vigor para atingir totalmente a infraestrutura como código.

Hospedagem remota acessível ou plataforma de hospedagem em nuvem IaaS

A primeira e mais importante dependência é a hospedagem remota acessível. A ferramenta de gerenciamento de configuração precisa se conectar e modificar o host remoto. Se a infraestrutura remota for autogerenciada, sua equipe precisa garantir que a ferramenta de gerenciamento de configuração tenha acesso. A plataforma de hospedagem em nuvem habilitada para IaaS oferece APIs que permitem aos usuários criar, excluir e modificar automaticamente recursos de infraestrutura sob demanda. Essas APIs também podem ser acessadas por ferramentas de gerenciamento de configuração para automatizar ainda mais essas tarefas.

Plataforma de gerenciamento de configuração

O próximo requisito para concluir a IaaC é um conjunto de ferramentas que se conecta às APIs IaaS e automatiza tarefas comuns. Uma equipe pode criar um conjunto de scripts e ferramentas. Entretanto, seria muito trabalhoso, exigiria manutenção futura e provavelmente teria um baixo retorno do investimento. Já existem muitas plataformas de gerenciamento de configuração de software livre que resolvem esse problema.

Sistema de controle de versão

Uma plataforma de gerenciamento de configuração usa arquivos de texto legíveis por humanos e por máquinas escritos em uma linguagem de marcação, como YAML, para declarar tarefas e sequências para a plataforma executar. Esses arquivos de texto podem ser tratados como arquivos de código do aplicativo e armazenados em um repositório do sistema de controle de versão. O repositório atua como uma fonte central da verdade e permite solicitações pull e revisão de código.

IaaC não é apenas automação

Em grande parte da literatura atual, o IaaC é frequentemente envolvido com o tópico de automação e muitas das melhores práticas da metodologia envolvem a implantação mais inteligente de scripts e a automação de processos manuais. Contudo, a infraestrutura como código é um conceito que vai além da simples automação da infraestrutura. A IaaC requer a aplicação de práticas DevOps a scripts de automação para garantir que eles estejam livres de erros, possam ser reimplantados em vários servidores, revertidos em caso de problemas e envolvidos pelas equipes de operações e desenvolvimento. Em termos simples, a IaaC é uma estrutura que incorpora técnicas de codificação comprovadas e as estende diretamente à sua infraestrutura, eliminando efetivamente a linha entre o que é um aplicativo e o que é o ambiente. Em certo sentido, é a mesma coisa que o DevOps faz com a equipe responsável por esses dois mundos, combinando desenvolvedores e equipes de operações em uma única entidade. A adoção da infraestrutura como código resulta em menos complexidade e configuração mais rápida. Com o surgimento do DevOps e da computação em nuvem, ela pode oferecer grandes benefícios de consistência e confiabilidade para a organização. Você pode planejar estrategicamente esse tipo de tecnologia e capitalizá-la para melhorar o desempenho dos negócios. Há uma variedade de ferramentas disponíveis para ajudá-lo a adotar a IaaC com a mentalidade e as habilidades certas. Precisa de ajuda para implantar a metodologia de desenvolvimento certa para o seu negócio? Entre em contato com a gente e saiba como podemos auxiliá-lo!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.