Calendário | CBDS 14/03/2023

Fog Computing: qual a sua importância para a IoT e como aplicar?

Fog Computing: qual a sua importância para a IoT e como aplicar? | CBDS
Nos últimos tempos, muito se fala sobre a computação em nuvem ou cloud computing. Essa tecnologia revolucionou o mundo em diversos aspectos, principalmente no âmbito empresarial. Contudo, o que você talvez não saiba é que, entre a fonte de dados e a computação em nuvem, há um limbo de extrema importância chamado fog computing. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Vamos explicar o que é fog computing, sua importância e função diante da Internet das coisas (IoT), em quais aspectos se diferencia da edge computing e os cuidados que devem ser tomados na sua aplicação.

O que é a fog computing e qual a sua importância?

A fog computing nada mais é que a tecnologia capaz de processar os dados que partirão para a nuvem. Dessa forma, os dados são compactados e conseguem fluir para a nuvem com mais agilidade e melhor distribuição. São chamados popularmente de “dispositivos de borda”. Por meio deles, é possível evitar latências que causem perda de dados. No ambiente da IoT, o mínimo segundo de latência é suficiente para a ocorrência de inúmeras perdas, capazes até mesmo de falir empresas. Além disso, a fog computing é eficaz na análise e separação de dados que possam causar danos nos sistemas, como malwares. Também, é capaz de trazer agilidade, alocação de dispositivos diversos e economia de espaço, por se localizar na ponta do processo, o que também gera economia de custos.

Como se dá a sua aplicação e quais cuidados deverão ser tomados?

A aplicação se dá por meio de um roteador inteligente. Tal roteador é uma ferramenta heterogênea, que pode ser instalada em qualquer localização geográfica. Sua distribuição é em grande escala, o que é perfeito no cenário da IoT e o acesso é sem fio, o que se aproxima muito do conceito de computação em nuvem. Ao instalar a fog computing, atente-se para os seguintes cuidados:
  • busque um programa capaz de gerenciar o ciclo de vida dos dados que serão processados;
  • é importante buscar, também, um bom gerenciador de armazenamento específico para dispositivos de borda;
  • adote ferramentas administrativas que tenham interface com as ações necessárias para a instalação da fog computing.
Em suma, a aplicação da fog computing vai além da instalação do dispositivo. Para que a ferramenta dê certo, é preciso adaptar todos os quesitos que envolvem o funcionamento às suas particularidades.

Qual a diferença entre fog computing e edge computing?

Há uma certa polêmica entre os dois termos. Alguns teóricos defendem que fog computing e edge computing são a mesma coisa, outros afirmam que são ferramentas completamente opostas. O que se sabe ao certo é que ambas processam dados que ainda não se encontram na nuvem, porém, enquanto a fog computing processa os dados que estão na ponta, a edge computing processa os que estão nas beiradas (o que engloba as pontas também). Portanto, a escolha entre a fog computing e a edge computing depende do interesse do usuário. A que melhor se adaptar ao seu sistema e objetivo será a mais plausível. Contudo, para a maioria, ambas terão a mesma serventia. Não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam mais sobre essa maravilhosa ferramenta!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.