Calendário | CBDS 14/07/2021

Canary Release X Blue Green: veja a comparação entre eles

Canary Release X Blue Green: veja a comparação entre eles | CBDS

Com o aumento da velocidade e da quantidade de atualizações de software trazidos pela utilização de microsserviços e da necessidade de tomar decisões de desenvolvimento mais ágeis, técnicas de lançamento como o Canary Release e Blue Green começaram a ganhar destaque.

Pensadas para agilizar processos, permitir a validação de mudanças de forma mais eficiente e garantir mais segurança no desenvolvimento de softwares, essas técnicas diferem em suas segmentações de público, velocidade de liberação e realização de testes.

Explicamos agora o que é Canary Release e como funciona essa técnica, falamos sobre a técnica Blue Green, seu funcionamento e seus benefícios e apresentamos um comparativo entre Canary Release e Blue Green. Confira os detalhes abaixo e tenha uma ótima leitura!

Entenda o que é Canary Release

Uma técnica desenvolvida para reduzir os riscos da introdução de uma nova versão de software no ambiente de produção, a técnica de Canary Release pode ser resumida pela liberação gradual das mudanças para um pequeno subgrupo de usuários, antes que as modificações sejam aplicadas em toda a plataforma ou infraestrutura.

Veja como ela funciona

Essa técnica teve seu nome inspirado na utilização de canários nas minas de carvão, que eram utilizados para alertar os mineradores quando a concentração de gases tóxicos chegasse a níveis perigosos, já que os canários não resistiam a eles.

Em um Canary Release, as mudanças são aplicadas de forma controlada para um pequeno grupo de usuários, com o objetivo de entender como as interações e usos impactam no ambiente real e compreender se existem problemas trazidos pelas mudanças.

Além disso, é possível acompanhar os resultados dessa liberação por meio de métricas de desempenho (KPIS), que podem indicar se existem problemas no deploy realizado ou se ele pode ser expandido para uma base maior de usuários.

Saiba o que é a técnica Blue Green

Outra técnica de liberação bastante utilizada no mundo de desenvolvimento de software é a chamada técnica Blue Green que, assim como a técnica de Canary Release, tem o objetivo de permitir que o lançamento de uma nova versão seja feito de forma mais eficiente e reduzindo riscos.

Ao contrário do Canary Release, onde apenas uma pequena parte do tráfego de usuários é enviada para o novo ambiente, na técnica Blue Green, todo o tráfego é direcionado para uma versão, que passa a ser o ambiente de utilização, enquanto a outra versão passa a servir como ambiente de desenvolvimento.

Explicamos abaixo, com detalhes, como funciona a técnica Blue Green, para que seja possível compreender sua aplicação dentro do desenvolvimento de software. Confira!

Veja como ela funciona

Quando falamos em técnica Blue Green, estamos tratando de uma técnica de lançamento de atualizações que consiste em criar dois ambientes de produção, chamados de Blue e Green, que inicialmente serão iguais.

Digamos que o ambiente Blue é o ambiente com software em produção, recebendo todas as requisições feitas pelo sistema, enquanto o ambiente Green possui o produto em sua nova versão, servindo para que sejam realizados todos os testes, visando garantir que ela está pronta para a produção.

Após a aprovação da nova versão no ambiente Green, é feita uma configuração para direcionar as requisições para esse ambiente, que passa, portanto, a ser o ambiente de produção de forma instantânea, enquanto o ambiente Blue passa a ser aquele com a versão mais antiga, tornando-se o ambiente de desenvolvimento.

Essa alternância de ambientes pode ser realizada de forma contínua e permite que as versões sejam testadas de modo seguro, com utilização real dos usuários do sistema e permitindo que correções sejam feitas de forma mais ágil e inteligente.

Conheça os benefícios da técnica Blue Green

Agora que você entendeu o que é e como funciona a técnica de Canary Release e a técnica Blue Green, é interessante saber alguns dos benefícios que a segunda pode trazer para o desenvolvimento e seu impacto nos processos. Confira abaixo!

Garantia de maior disponibilidade dos serviços

Enquanto na técnica Canary Release a atualização, após ser disponibilizada para um pequeno número de usuários e validada por eles, é feita de forma completa, na técnica Blue Green esse processo é progressivo e permite manter a versão anterior, sem prejuízos para o usuário final.

Isso garante maior disponibilidade dos serviços, já que mesmo alterações significativas são distribuídas de forma uniforme e mais eficiente, sem que o serviço fique offline.

Possibilidade de reversão em caso de necessidade

Ainda que seja possível reverter uma atualização liberada por meio de Canary Release, esse processo é mais simples e eficiente com a utilização da técnica Blue Green, já que o ambiente de desenvolvimento contém, por conta de sua estruturação, a versão anterior do sistema.

Com isso, caso seja necessário voltar para a versão anterior do produto, é necessário apenas redirecionar as requisições para o ambiente antigo, de forma fácil e rápida, garantindo que o usuário final não encontre o sistema offline.

Além disso, vale destacar que a utilização da técnica Blue Green permite uma melhor mensuração do impacto e dos resultados da atualização, já que os usuários utilizam, de fato, a nova versão, enquanto no Canary Release o número de usuários na versão atualizada é menor e restrito a condicionais.

Como é possível perceber, a escolha da estratégia de lançamento de novas versões de um software exige analisar qual a abordagem mais adequada e seu impacto na utilização da solução: tanto o Canary Release quanto Blue Green podem ser utilizados.

Além disso, vale destacar que, ainda que na estratégia de Canary Release o lançamento da nova versão seja feito apenas para uma parcela dos usuários, caso a aplicação não tenha um volume significativo de usuários, a validação pode demorar mais e exigir mais recursos.

O que você achou de entender o que é Canary Release e como funciona, de saber o que é a técnica Blue Green, seu funcionamento e seus benefícios e de nosso comparativo entre Canary Release x Blue Green? Para receber mais conteúdo como este e se atualizar, curta nossa página no Facebook e siga nosso Twitter!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.