Calendário | CBDS 14/04/2021

Transformação digital nas empresas: qual o papel do gestor nesse cenário?

Transformação digital nas empresas: qual o papel do gestor nesse cenário? | CBDS

A era da transformação digital chegou e isso é inegável. Manter-se preso a paradigmas passados pode representar um suicídio corporativo, sendo que já temos exemplos de grandes empresas que deixaram de existir e indústrias que sofreram grandes mudanças, como a hoteleira.

Dentro desse novo contexto, no qual a qualquer momento uma tecnologia pode mudar completamente como consumidores e empresas se relacionam, os gestores devem estar atentos a como essa dinâmica funciona e usufruir das possibilidades.

No post de hoje, vamos mostrar o que é verdadeiramente a transformação digital e qual o papel dos gestores na condução das empresas para o futuro. Continue conosco e boa leitura!

A transformação digital

Podemos conceituar a transformação digital como um processo pelo qual as empresas utilizam-se de recursos tecnológicos para melhorar o desempenho corporativo, criar produtos e conceitos, ou gerar novos modelos de negócio.

É uma mudança estrutural dentro do conceito da empresa, levando a tecnologia de um simples apoio aos processos administrativos e operacionais para a base de todo o negócio.

Geralmente, a aplicação dessas novas tecnologias geram vantagens competitivas em relação aos demais players do mercado, fazendo com que as empresas que se fazem valer desses recursos despontem como inovadoras e ganhem grandes fatias do mercado.

Entre as tecnologias mais apontadas como revolucionárias estão:

  • computação em nuvem: uso de recursos de computação em softwares distribuídos remotamente;
  • Big Data: coleta, processamento e análise de dados;
  • IoT: uso de conexões de internet em dispositivos diversos e
  • inteligência artificial: capacidade de tomada de decisões por parte de sistemas autônomos.

Temos diversos exemplos de empresas que se utilizaram da transformação digital para ganhar competitividade ou reinventar modelos de negócios para indústrias antes dominadas por outros players. Entre elas podemos destacar:

  • Uber: atuante no ramo de transportes, faz a ponte entre motoristas e passageiros;
  • AirBnB: permite que pessoas aluguem seus imóveis para interessados por meio de uma plataforma online;
  • Netflix: plataforma de streaming de vídeo e
  • Spotify: empresa que permite aos seus usuários montarem playlists de música em várias plataformas.

É claro que essa lista é muito maior e esses são apenas alguns dos exemplos de como a tecnologia tem oferecido oportunidades para empresas e empreendedores.

O papel do gestor

Dentro desse ambiente de transformação, o gestor, principalmente do setor de TI, tem um papel chave, já que é dele a incumbência de guiar a empresa para o futuro. Ele é o principal responsável por manter todos os procedimentos funcionais e compatíveis com os novos desafios que existem dentro desse novo contexto.

É por meio dele, sua expertise e sensibilidade com as mudanças, que será possível implementar tecnologias que realmente tragam efetivos resultados e vantagens competitivas.

O gestor de TI deve manter uma rotina ativa e dinâmica, gerando canais de comunicação dentro do ambiente para coletar feedbacks e entender as demandas internas da empresa, pensando em como as novas tecnologias podem suprir essas necessidades.

Os desafios da transformação digital

Claro que investir na transformação digital dentro das empresas carece de organização e planejamento, sendo que falaremos acerca das responsabilidades do gestor para o sucesso de implantação mais adiante. Porém, outro ponto muito importante dentro desse assunto, são os desafios que as novas tecnologias trazem. Confira alguns!

Dificuldades técnicas

Na maioria das vezes, as ferramentas e soluções são tão novas que muitas equipes de TI sentem dificuldades em realizar implementações e obter resultados pela falta de conhecimento. A solução para isso é o investimento em treinamento e a contratação de especialistas e consultorias.

Falta de iniciativa

O medo de errar ou realizar investimentos sem retorno leva muitos gestores à inércia, deixando de buscar por melhores soluções e tecnologias para a empresa.

Isso é ainda pior que perder recursos em investimentos mal planejados, pois leva a empresa ao ostracismo e seu negócio pode acabar ficando para trás.

Segurança

Outro desafio enfrentado pelos gestores na hora de implantar a transformação digital é o receio de partes da diretoria com relação à segurança dos dados, que passarão a serem todos digitalizados.

Mesmo que existam algumas vulnerabilidades, a segurança da informação evoluiu muito e há diversas barreiras que evitam o vazamento de informação.

Falta de garantia de retorno

Aportar recursos com baixo retorno, ou até mesmo nenhum, pode ser um medo comum aos gestores de TI, porém é um risco que deve ser corrido na hora de inovar.

Os erros levam aos acertos e é por meio de pequenos fracassos que sua empresa pode acabar virando um dos grandes players do mercado.

Cultura da equipe

Os colaboradores, principalmente os mais antigos, tendem a ter certo receio em relação à mudança e apresentar resistências com a apresentação de novos processos e soluções.

Isso é muito comum e atinge qualquer equipe. Contudo, o gestor não pode se deixar abater e deve buscar, por meio da apresentação dos objetivos, convencer a equipe de que as decisões tomadas são as melhores possíveis.

As responsabilidades do gestor

Para finalizar este texto, separamos algumas responsabilidades que você, gestor de TI, tem em meio a transformação digital de sua empresa, focando em como ter sucesso em cada uma delas.

Entender a estratégia de negócio

Por meio da transformação digital, a tecnologia deixou de ser um mero apoio e tornou-se o principal fomentador dos objetivos da empresa. Por conta disso, ao pensar em novas soluções, é necessário considerar as estratégias de negócio.

Ou seja, pode ser que sua empresa esteja focada em ganhar clientes, aumentar o lucro, expandir a atuação, ou qualquer ponto como esses. As soluções buscadas devem estar alinhadas a esses pensamentos.

Buscar as melhores tecnologias

Conforme a transformação digital avança, novas ferramentas e plataformas surgem no mercado, trazendo um mar de opções que devem ser avaliadas pelo gestor de TI em busca do que melhor satisfaz suas demandas.

Para isso, você pode verificar questões como preços de licenças, condições, integrações, atendimento, contrato e vários outros pontos que pesam na escolha da melhor solução.

Criar a equipe perfeita

O colaborador perfeito do setor de TI não existe, pois são várias as tecnologias a serem dominadas. Com um pouco de paciência, no entanto, é possível montar uma ótima equipe.

Ao pensar na transformação digital, não apenas boas ferramentas fazem a diferença, mas também colaboradores que trabalhem em equipe e tenham entendimento e curiosidade para aprender. Em alguns casos, até mesmo a contratação de um outsourcing de TI pode ser uma boa ideia.

Chegamos ao final deste post e esperamos que ele tenha sido esclarecedor a respeito de qual o papel do gestor dentro do conceito de transformação digital.

Quer receber mais dicas de como desenvolver a inovação no seu negócio? Confira nosso próximo post!

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.