Saiba como avaliar os profissionais do seu projeto de desenvolvimento de software

Avalie seus profissionais de desenvolvimento de software

Enquanto alguns profissionais de TI têm um perfil adequado para participarem de um projeto de desenvolvimento de software, outros simplesmente não possuem as habilidades necessárias para isto. Portanto, é fundamental que os gestores do departamento descubram as características que o profissional deverá ter para participar do seu projeto, para ter a certeza de que cada colaborador escolhido contribuirá para o sucesso da empreitada.   

O que jamais pode ocorrer é o líder ficar ignorando as deficiências dos membros do seu time, ‘empurrando constantemente a sujeira para debaixo do tapete’ e cruzando os dedos torcendo para que tudo saia conforme o desenvolvimento de software foi planejado. Abaixo, confira as 6 características mais importantes que devem ser levadas em conta na hora de você avaliar os profissionais do seu projeto de TI. Não deixe de conhecê-las:

 

Experiência e conhecimento comprovados

A primeira característica a ser levada em conta pelos gestores está diretamente relacionada à experiência e ao conhecimento do profissional. Ela é importante não apenas para o colaborador provar que poderá desempenhar seu trabalho com eficácia, como também para demonstrar que ajudará o restante do time envolvido no projeto de software. Certificações Java e Oracle também são muito importantes para o desenvolvimento de sistemas.

 

Boa capacidade de comunicação

Parte dos esforços dos membros da equipe de TI são consumidos por algum aspecto da comunicação, seja verbal, seja escrita. Isto inclui participação em reuniões de alinhamento, envio de e-mails, elaboração de relatórios e desenvolvimento de outros documentos. Caso o profissional não se comunique bem, nem procure desenvolver essa habilidade, ele certamente impactará negativamente o desenvolvimento do projeto.

Leia também: 7 habilidades que todo profissional de TI deve ter.

 

Postura correta diante de todos

Além da experiência, dos conhecimentos e da capacidade de comunicação, outra característica que deve ser avaliada é o comportamento do profissional. Ele deve ter uma postura equilibrada e transmitir confiança aos outros membros da equipe. E diante de um problema no decorrer do processo de desenvolvimento da aplicação, o colaborador também precisa esboçar segurança em suas decisões e incentivar todos do time.

 

Relacionamento interpessoal adequado

No decorrer da execução do projeto, os profissionais precisarão manter contato com os gestores, os fornecedores e os outros membros da equipe. Se o colaborador tiver dificuldade de trabalhar em conjunto, preferir ficar isolado e se concentrar em suas próprias atividades, então isto indica que ele não possui a capacidade colaborativa necessária para atuar em um projeto de desenvolvimento de software.   

 

Atenção aos mínimos detalhes

Enquanto o gestor de TI precisa focar na entrega de resultados, os profissionais do departamento devem se concentrar nos mínimos detalhes do projeto. A atenção aos detalhes é fundamental, pois isto garantirá que o projeto de TI será finalizado no nível de qualidade desejado. Profissionais que se atentam aos pormenores conseguem elaborar melhores aplicações e gerar resultados mais satisfatórios para a empresa.

 

Predisposição para organização

Organização proporciona agilidade e, consequentemente, qualidade. Se o profissional for desorganizado, ele pode levar o projeto ao fracasso, já que não terá conhecimento das prioridades, das alterações importantes e dos novos prazos acordados. Todo o ciclo de vida do projeto deve estar envolto de processos e atividades bem organizadas e padronizadas, para que os trabalhos possam ser agilizados e sua qualidade melhorada.

Se na hora de avaliar os profissionais você constatou que poucos ou nenhum deles possui essas características, nem pretendem desenvolvê-las, então é hora de começar a pensar na ideia de contratar os serviços de um desenvolvedor terceirizado. Isso porque ele conta com um time especializado, com membros que possuem todas as características listadas acima, além de terem certificações como Java e Oracle.

 

Viu só quantas características devem ser levadas em conta na hora de avaliar os profissionais do seu projeto de software? Agora conte para a gente se os colaboradores do seu time possuem todas elas nos comentários ou aproveite para conhecer as soluções da CBDS!

e-Book grátis: Scrum e Metodos Ágeis no Desenvolvimento de Softwares