Calendário | CBDS 19/11/2016

Conheça as vantagens da arquitetura SOA

Conheça as vantagens da arquitetura SOA | CBDS
Nos últimos anos, grande parte dos gerentes e profissionais de TI vem percebendo que a abordagem tradicional de desenvolvimento de software não está mais sendo capaz de atender as exigências impostas pelo mercado e de trazer vantagens para as organizações. É por isso que muitos estão recorrendo à adoção da SOA (Service Oriented Architecture ou, no português, ‘Arquitetura Orientada a Serviços’). Ao contrário do que muitos pensam, esta não é um software, uma metodologia ou um serviço. A SOA é, na verdade, um conceito de arquitetura corporativa que, por meio de um conjunto de interfaces de serviços acoplados, integra o negócio e a Tecnologia da Informação. No post de hoje, listamos as principais vantagens que a arquitetura SOA gera para as empresas que a adotam. Não deixe de conferi-las:

As 5 principais vantagens da arquitetura SOA

1. Alinha a área de TI com os setores do negócio

Em muitas empresas, as atividades ainda são tratadas de forma individual por cada departamento. Os colaboradores de cada setor só conseguem visualizar as suas próprias tarefas, não podendo ter uma visão geral do processo de desenvolvimento do produto ou serviço. A arquitetura SOA integra a TI com os processos dos setores, para que todo o processo fique unificado e a área de TI permaneça alinhada aos objetivos do negócio.

2. Padroniza toda a linguagem e a comunicação dos envolvidos

A arquitetura SOA também padroniza a linguagem e a comunicação entre clientes, desenvolvedores e gerentes de TI, por meio de padrões como WSDL (tecnologia XML que descreve a interface de um Web Service de maneira padronizada) e SOAP (tecnologia que oferece uma estrutura padrão de empacotamento). Dessa forma, os processos são simplificados e a empresa ganha agilidade para atender as novas demandas.

3. Possibilita a reutilização dos serviços

Outra vantagem da arquitetura SOA é que ela possibilita que os serviços (atividades de natureza intangível, que são prestados por um provedor) possam ser reutilizados em outras aplicações. Isto permite que os desenvolvedores reutilizem serviços em outros projetos de TI, o que ajudará a reduzir o custos e tempo de desenvolvimento e aumentar a produtividade da equipe e a agilidade do negócio no mercado.

4. Suporta serviços independentemente de tecnologia e protocolos

A interoperabilidade da arquitetura SOA permite que ela se comunique de forma transparente com outros sistemas e ofereça suporte a serviços independentemente da plataforma, da tecnologia e dos protocolos. Ela também possibilita a integração com aplicações e sistemas legados. Assim, as integrações de negócios são simplificadas, assim como a união de ambientes e plataformas heterogêneas.

5. Envolve todos os responsáveis pelo projeto

A arquitetura SOA envolve todos que estão participando dos processos (desenvolvedores, gerentes e clientes), por meio da governança de processos, serviços e pessoas e da metodologia de desenvolvimento centralizado. Este envolvimento é muito benéfico para o projeto, pois conscientiza os responsáveis acerca da importância do desenvolvimento e estimula eles a desenvolverem um software melhor.

Conclusão

Como podemos ver, a arquitetura SOA oferece muitas vantagens para as empresas que a adotam. Ela não só aumenta a agilidade da empresa, como também reduz custos e simplifica os processos de desenvolvimento. Mas é importante lembrarmos que, para ter uma maior chance de sucesso, a implementação da SOA precisa ser apoiada por quatro pilares, que devem ser trabalhados pelos gestores de TI. Listamos eles a seguir: 1. Adoção de uma abordagem estratégia, focada no alinhamento da área da Tecnologia da Informação com os objetivos do negócio; 2. Aplicação da governança SOA, para que todos os responsáveis permaneçam envolvidos com os processos; 3. Avaliação realista de tecnologias; 4. Alteração da cultura organizacional e da mentalidade dos envolvidos no projeto. Se estes pilares foram bem trabalhados no departamento de TI e no ambiente empresarial, as chances da adoção da arquitetura orientada a serviços ser bem sucedida aumentarão consideravelmente. E se isto realmente acontecer, a empresa passará a contar com uma arquitetura eficaz que atende as suas necessidades comerciais e que também dará suporte ao seu crescimento no longo prazo. Viu só quantas vantagens a arquitetura SOA pode gerar para a sua empresa? Então aproveite para conhecer a nossa consultoria voltada para a arquitetura SOA ou deixar suas dúvidas ou experiências nos comentários abaixo! img-ebook

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.