Calendário | CBDS 01/12/2021

7 habilidades que todo profissional de TI deve ter

7 habilidades que todo profissional de TI deve ter | CBDS

Todo gestor de TI que lida com uma grande quantidade de atividades relacionadas ao desenvolvimento de aplicações sabe como a ‘missão’ de controlar e gerenciar todas elas é complicada. E para garantir que tudo sairá conforme o planejado, ele precisa contar com uma boa equipe de TI, que tenha profissionais com habilidades suficientes para atender aos requisitos do projeto e garantir que a melhor solução possível será entregue.

Se tiverem as principais habilidades, como organização, boa comunicação e resolução rápida de problemas, os profissionais acabam demostrando que sabem lidar com os impasses da rotina e que possuem algo a mais do que formação e experiência. Neste post, falaremos sobre as 7 habilidades principais que cada membro da equipe de TI deve ter para atender com eficácia a demanda de desenvolvimento de software da sua empresa. Conheça-as:

1. Comunicação

A comunicação é o ponto fraco da maioria das equipes de TI. Se os profissionais não se comunicam de maneira eficiente, então as atividades acabam se tornando mais complexas, o que pode impactar negativamente a sua produtividade. Por isso, é importante que eles trabalhem essa habilidade no seu dia a dia e incentivem a troca de ideias e opiniões que realmente contribuam para o sucesso do desenvolvimento das aplicações.   

2. Organização

Outra habilidade muito importante que os membros da equipe de TI devem ter é a organização. Isso porque, ao longo do desenvolvimento de uma aplicação, muitas atividades precisam ser feitas ao mesmo tempo. E se os profissionais não as organizarem de forma adequada, eles certamente enfrentarão alguns problemas. O gestor de TI pode ajudá-los a trabalharem de forma ordenada, implementando na empresa uma cultura de organização.

3. Flexibilidade

Crises e imprevistos podem aumentar o nível de estresse do time de TI e fazer com que os colaboradores fiquem mais propensos a cometerem erros. Daí a importância deles adquirirem a habilidade de lidar com possíveis eventualidades que podem acontecer durante os processos de desenvolvimento de softwares. Assim, o software não é impactado negativamente, o seu prazo de desenvolvimento não é comprometido e sua qualidade é assegurada.   

4. Tomada de decisão

Identificar problemas, propor soluções e ter atitude diante do risco. Estas são algumas ações que qualquer profissional de TI deve realizar para contribuir para o sucesso do departamento. E como o setor de TI é um dos que mais exigem decisões estratégicas e resultados imediatos, os colaboradores – e não apenas os gestores – devem treinar a habilidade de tomar decisões, para que quando problemas ocorrerem eles já saberem como agir.

5. Liderança

Liderança é a capacidade do indivíduo em fazer com que outras pessoas o sigam. Esta é outra importante habilidade que os membros da equipe de TI devem ter. Isso porque, com ela, eles conseguem motivar uns aos outros a desenvolverem aplicações cada vez melhores e fazer com que o líder da equipe siga suas ideias. Alguns profissionais já nascem com a habilidade de liderar, mas outros precisam aprendê-la ao longo do tempo.

6. Visão do negócio

As tecnologias mudam a cada dia que passa, e as empresas precisam seguir o ritmo para atenderem as demandas de negócios. Por isso, cada membro do time de TI deve manter-se atualizado e ter sua própria opinião acerca da posição que a empresa ocupa no mercado. Ao ter uma visão geral do negócio, ele pode analisar a realidade da organização e adequar as aplicações e a infraestrutura de TI ao presente e prepara-las para o futuro.

7. Desenvolvimento pessoal

A última habilidade refere-se ao desenvolvimento pessoal. Infelizmente, não são todos os profissionais que buscam se especializar em sua área e obter certificações. Isto mostra que eles não se interessam em melhorar o seu trabalho e desenvolver um ótimo software para a empresa onde trabalham. Daí a importância do gestor de TI atentar-se à esta habilidade na hora de formar a sua equipe, pois ela é fundamental para o sucesso de qualquer projeto.   

Todas essas habilidades são fundamentais para os profissionais da área de TI atenderem a demanda de desenvolvimento de software da empresa onde trabalham. Mas a tarefa de encontrar colaboradores que tenham todas elas pode ser complicada e demandar muito tempo. O ideal seria procurar um fornecedor de TI, pois ele já conta com profissionais experientes que possuem certificações Java e Oracle.

Os profissionais de TI da sua empresa possuem todas essas habilidades? Que ações está promovendo para que eles as desenvolvam? Conte suas experiências para a gente nos comentários ou conheça as soluções de desenvolvimento de softwares da CBDS!

e-Book grátis: Scrum e Metodos Ágeis no Desenvolvimento de Softwares

Notícias Relacionadas

  • S.O.L.I.D – Design Principles | CBDS

    S.O.L.I.D – Design Principles

  • Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda! | CBDS

    Compliance em TI: O que é e por que acompanhar? Entenda!

  • Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário | CBDS

    Edge computing: o que é, como funciona e quando é necessário

Criamos soluções inovadoras de ponta à ponta, utilizando metodologias ágeis e integrando-se totalmente à equipe do cliente de forma dinâmica e escalável.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.